UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Geografia, Globalização e Fragmentação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17309
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

FORMAçãO ECONôMICA PERIFéRICA E SUAS RELAçõES COM O IMPERIALISMO E O COLONIALISMO. PARTICULARIDADES DO SUL GLOBAL E SUAS RELAçõES COM INFORMALIDADE, GOVERNABILIDADE E ATUAçãO DOS ESTADOS. AS DIVISõES DO ESPAçO MUNDIAL FRENTE AS CONTINUIDADES E RUPTURAS COM A ORDEM COLONIAL. PRODUçãO DO CONHECIMENTO NOS ESPAçOS PERIFéRICOS NO CONTEXTO DAS ABORDAGENS PóS-COLONIAIS E DE-COLONIAIS. METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA SOBRE A GEOGRAFIA DOS ESPAçOS PERIFéRICOS NA AMéRICA LATINA, AFRICA E ASIA.

OBJETIVO(S):

ANALISAR AS RELAçõES ENTRE IMPERIALISMO, COLONIALISMO E A FORMAçãO ECONôMICA E SOCIAL NOS ESPAçOS PERIFéRICOS E SEMIPERIFéRICOS. DISCUTIR PARTICULARIDADES DAS ECONOMIAS NO SUL GEOPOLíTICO GLOBAL, CONSIDERANDO AS RELAçõES ENTRE INFORMALIDADE, GOVERNABILIDADE E FORMAS DE ATUAçãO DO ESTADO. DEBATER AS DIVISõES DO ESPAçO MUNDIAL CONSIDERANDO CONTINUIDADES E RUPTURAS COM A ORDEM COLONIAL. COMPREENDER A GEOPOLíTICA NAS PRáTICAS DE PRODUçãO DO CONHECIMENTO à LUZ DAS ABORDAGENS PóS-COLONIAIS E DE-COLONIAIS. DEBATER METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA SOBRE OS ESPAçOS PERIFéRICOS LATINO-AMERICANOS, AFRICANOS E ASIáTICOS.


BIBLIOGRAFIA:

BALLESTRIN, L. (2013). AMéRICA LATINA E O GIRO DECOLONIAL. REVISTA BRASILEIRA DE CIêNCIA POLíTICA, Nº11. BRASíLIA, MAIO - AGOSTO DE 2013, PP. 89-117

BOTELHO, M. L. (2013). COLONIALIDADE E A FORMA DA SUBJETIVIDADE MODERNA: A VIOLêNCIA DA IDENTIFICAçãO CULTURAL NA AMéRICA LATINA. REVISTA ESPAçO E CULTURA, 34. CRUZ, V. C. E OLIVEIRA, D. A. (2017). GEOGRAFIA E GIRO DESCOLONIAL: EXPERIêNCIAS, IDEIAS E HORIZONTES DE RENOVAçãO DO PENSAMENTO CRíTICO. LETRA CAPITAL. LEGG, S. (2013). PARA ALéM DA PROVíNCIA EUROPEIA. FOUCAULT E O PóS-COLONIALISMO. REVISTA ESPAçO E CULTURA. N.34. JUNHO-DEZ.

MIGNOLO, W. (2008). NOVAS REFLEXõES DOBRE - A IDEIA DE AMERICA LATINA: A DIREITA, A ESQUERDA E A OPçãO DESCOLONIAL. CADERNO CRH, V.21, N.53, P. 239-252 (2008).

QUIJANO, A. (2005). COLONIALIDADE DO PODER, EUROCENTRISMO E AMERICA LATINA. IN: LANDER, E. (ORG) A COLONIALIDADE DO SABER: EUROCENTRISMO NAS CIêNCIAS SOCIAIS. PERSPECTIVAS LATINO-AMERICANAS. ARGENTINA. CLACSO.

SAID, E. (1990): ORIENTALISMO. O ORIENTE COMO INVENçãO DO OCIDENTE. SãO PAULO. COMPANHIA DAS LETRAS.

TAYLOR, P. E FLINT C. (2002). GEOGRAFíA POLíTICA. ECONOMíA-MUNDO, ESTADO-NACIóN Y LOCALIDAD. MADRID: TRAMA EDITORIAL, 2002.