UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17305
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais. Trajetória da educação especial à educação inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada/integração/inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da educação inclusiva. Políticas públicas para educação inclusiva. Legislação brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Diferenciação Pedagógica. Tecnologia assistiva.

OBJETIVO(S):

- Discutir os princípios norteadores da educação inclusiva no contexto da educação básica, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola pública.

- Apresentar as áreas dos alunos público alvo na Educação Especial caracterizados nas políticas públicas vigentes

- Identificar modalidades de atendimento da educação especial no sistema de ensino.

- Contextualizar os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos.

- Embasar os estudantes das licenciaturas com alternativas de flexibilização curricular para garantir o acesso e aprendizagem de alunos público alvo da Educação Especial.




BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Declaração de Salamanca. Portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/Salamanca.pdf. Acesso em 13 de Dezembro de 2004.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. 2015.

FERNANDES, E. Educação para todos - saúde para todos: a urgência da adoção de um paradigma multidisciplinar nas políticas públicas de atenção a pessoas portadoras de deficiências. Revista Benjamin Constant. N.14, ano 5. Rio de Janeiro: MEC, p. 3-10, 1999.

GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão. Brasília: MEC/SEESP, vol. I, n.1, 2005.

GLAT, R.; PLETSCH; M. D. Estratégias educacionais diferenciadas: para alunos com necessidades educacionais especiais. EdUerj, 2014.

RODRIGUES, S. R.; FERNANDES, E. M.; ORRICO, H. F.; SILVA, C. A.; MACHADO, G. R. Acessibilidade ao Currículo e Práticas Pedagógicas. In: MARQUEZINE, M. C.; BUSTO, R. M.; FUJISAWA, D. S. (Org.). Reflexões, Experiências e Práticas sobre inclusão. 1ed. São Carlos: ABPEE, 2014, v., p. 101-112.

VAZ, A. B.; ROMEU, T.; FERNANDES, E. M. Aspectos multissensoriais em adaptações curriculares. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: 2016.