UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Pesquisa e Ensino de Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17304
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A Geografia escolar como um campo particular de pesquisa no ensino; Fundamentos Epistemológicos da pesquisa no ensino de Geografia; Métodos e técnicas de ensino em Geografia e sua relação com a pesquisa; O papel da pesquisa na formação docente; Problematização das relações teoria-prática nas pesquisas; Levantamento de dados, construção de indicadores (quantitativos e qualitativos); Produção e análise pertinentes ao ensino de gerografia; Fontes de pesquisa e o ensino de geografia; Atividades práticas envolvendo pesquisa e ensino de geografia.

OBJETIVO(S):

Propiciar os subsídios capazes de levar a formação de um docente que seja capaz de utilizar a pesquisa científica como eixo norteador de suas práticas do ensino. Fomentar a pesquisa como uma prática capaz de contribuir para a formação da autonomia discente, explicitar os principais métidos da pesquisa utilizados no ensino e, especialmente, no ensino de Geografia.


BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, T. W. EDUCAçãO E EMANCIPAçãO. 3. ED. EIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 2003.

ALMEIDA, R. D. DE; PASSINI, E. Y. O ESPAçO GEOGRáFICO: ENSINO E REPRESENTAçãO. SãO PAULO: CONTEXTO, 1989.

APPLE, M. W. EDUCAçãO E PODER. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002.

AZANHA, J. M. P. UMA IDEIA DE PESQUISA EDUCACIONAL. SãO PAULO: EDUSP, 2011.

BAITZ, R. IMPLICAçãO: UM NOVO SEDIMENTO A SE EXPLORAR NA GEOGRAFIA. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA Nº84. SãO PAULO. 2006.

BAKHTIM, M. OS GêNEROS DO DISCURSO. IN ESTéTICA DA CRIAçãO VERBAL 5ª ED. SãO PAULO: ED WMF MARTINS FONTES, 2010.

BRANDãO, C. R. A PERGUNTA A VáRIAS MãOS: A EXPERIêNCIA DA PARTILHA ATRAVéS DA PESQUISA EM EDUCAçãO. SãO PAULO: CORTEZ 2003.

CALLAI, H. C. (ORG.) EDUCAçãO GEOGRáFICA: REFLEXãO E PRáTICA. IJUí ED. UNIJUí, 2014.

CARLOS, A. (ORG.) A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. 8. ED. SãO PAULO: CONTEXTO, 2006.

CARVALHO, D. METODOLOGIA DO ENSINO GEOGRáFICO. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1925.

CAVALCANTI, L. DE S. GEOGRAFIA, ESCOLA E CONSTRUçãO DE CONHECIMENTOS. 3ª EDIçãO. CAMPINAS, SP: PAPIRUS, 1998.

CHARLOT, B. DA RELAçãO COM O SABER: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA. PORTO ALEGRE RS: ARTMED, 2000.

COLTRINARI, L. A PESQUISA ACADêMICA, A PESQUISA DIDáTICA E A FORMAçãO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.

IN: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, O. U. GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA: ENSINO E PESQUISA. SãO PAULO: CONTEXTO, 2002.

DEMO, P. SABER PENSAR, 2. ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2001.

________. PESQUISA: PRINCíPIO CIENTíFICO E EDUCATIVO. 9ª EDIçãO. SãO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2001.

FONSECA, V. FILOGêNESE E ORTOGêNESE DA COGNIçãO. IN. APRENDER A APRENDER - A EDUCABILIDADE COGNITIVA. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1998.

FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. SãO PAULO: PAZ E TERRA, 1997.

GOLDENBERG, M. A ARTE DE PESQUISAR: COMO FAZER UMA PESQUISA QUALITATIVA EM CIêNCIAS SOCIAIS. SãO PAULO: RECORD, 1999.

GOMES, C. FUNçõES COGNITIVAS E OPERAçõES MENTAIS. IN FEUERSTEIN E A CONSTRUçãO MEDIDA DO CONHECIMENTO. PORTO ALEGRE: ED. ARTMED, 2002.

MOREIRA, R. O DISCURSO DO AVESSO. RIO DE JANEIRO, DOIS PONTOS, 1987.

________. O CíRCULO E A ESPIRAL: PARA A CRíTICA DA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA. NITERóI: AGB, 2004.

MORIN, E. OS SETE SABERES NECESSáRIOS à EDUCAçãODO FUTURO. 2. ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2000.

PONTUSCHKA, N.; OLIVEIRA, A. (ORG). GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA. 3. ED. SãO PAULO: CONTEXTO, 2006.

SANTOS, L. MODERNIDADE, PóS-MODERNIDADE E METAMORFOSES DA PERCEPçãO. IN. POLITIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS - O IMPACTO SóCIO-TéCNICO DA INFORMAçãO DIGITAL E GENéTICA. 1ª ED. SãO PAULO: ED. 34, 2003.

SILVA, A. M. R. DA; SPINELLI, J. ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAçãO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETêNCIA INVESTIGATIVA. SãO PAULO: AGB - REVISTA TERRA LIVRE - GEOGRAFIA E ENSINO, ANO 23, VOL. 1, Nº 28.