UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Representação espacial na Educação Geográfica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17303
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA E AS SUAS INTERCESSõES NA EDUCAçãO GEOGRáFICA; REPRESENTAçõES GRáFICAS E

GEOGRAFIA: GRáFICOS, MAPAS E REDES; SIMBOLOGIA CARTOGRáFICA; ALFABETIZAçãO ESPACIAL E ALFABETIZAçãO CARTOGRáFICA; RECURSOS TECNOLóGICOS E REPRESENTAçãO ESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA; SELEçãO E USO DOS PRODUTOS CARTOGRáFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.


OBJETIVO(S):

CONHECER AS INTERCESSõES ENTRE OS CAMPOS DA GEOGRAFIA E DA CARTOGRAFIA E SEUS REBATIMENTOS NA ESCOLA BáSICA. COMPREENDER OS PRINCíPIOS SIMBóLICOS E COGNITIVOS QUE ESTãO ASSOCIADOS àS REPRESENTAçõES GRáFICAS, COM êNFASE NAS REPRESENTAçõES CARTOGRáFICAS.

IDENTIFICAR E APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO ACERCA DAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE OBTENçãO E ANáLISE DE INFORMAçõES E DADOS ESPACIALIZADOS, NOTADAMENTE AS QUE ENVOLVEM IMAGENS E BASES CARTOGRáFICAS.

RECONHECER A RELEVâNCIA DA CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTAL E RECURSO METODOLóGICO PARA A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO GEOGRáFICO NA EDUCAçãO BáSICA. DESENVOLVER AUTONOMAMENTE ATIVIDADES PEDAGóGICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA QUE ESTEJAM CENTRADAS NO USO DA CARTOGRAFIA E NO PENSAMENTO ESPACIAL.



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Rosangela D. (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

____________________. (Org.). Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

BERTIN, Jacques. Semiology of Graphics - diagrams, networks, maps. New York: Esri Press, 2011.

CASTELLAR, Sonia. M. V. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia. M.

V. (Org.). Educação Geográfica - teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. pp.38-50

_______________________. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA,

Rosângela Doin de. (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, linguagens e tecnologia. 1 ed. São

Paulo: Contexto, 2011. pp. 121-135

FLORENZANO, T. G. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

FONSECA, Fernanda P. e OLIVA, Jaime. Cartografia - Como eu ensino? São Paulo: Melhoramentos, 2013.

GIRARDI, Gisele. Leitura de Mitos em Mapas: Um caminho para repensar as relações entre Geografia e Cartografia.

GEOGRAFARES, Vitória, v. 1, no 1, jun. 2000 pp.41-50. IBGE. Noções Básicas de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE,

1999.

______________ Cartografia Geográfica: Reflexões e Contribuições. In: Boletim Paulista de Geografia, n.87,

dez.2007, pp.45-66

KOZEL, Salete. Comunicando e representando mapas como construções sociais. SEEMANN, JöRN (Org.). A

Aventura Cartográfica Perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a Cartografia Humana. Fortaleza: Expressão

Gráfica e Editora, 2005. pp.131-149.

MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2010.

____________________. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

MENEZES, Paulo. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

MONMONIER, Mark. How to lie with maps. Chicago: University Of Chicago Press, 1996.

PASSINI, Elza Y. Alfabetização Cartográfica e a Aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PIAGET, Jean e INHELDER, BÄrbel. A Representação no Espaço da Criança. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993