UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17302
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio2 2 30
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

OBSERVAçãO E PRODUçãO COM UM COTIDIANO ESCOLAR. DISCUSSãO E ELABORAçãO DAS ESTRATéGIAS DE PRODUçãO DAS PRáTICAS CURRICULARES DE GEOGRAFIA E RECONHECIMENTO DE SUAS MúLTIPLAS NATUREZAS AVALIAçõES FORMAIS E NãO FORMAIS, INSTRUMENTOS DE MONITORAMENTO E FINALIDADES PEDAGóGICAS.

OBJETIVO(S):

A DISCIPLINA EM QUESTãO SE COLOCA COMO UM ESPAçO DE DISCUSSãO SOBRE ESSE SEGUNDO MOMENTO DO ESTáGIO SUPERVISIONADO, HAJA VISTA AS SUAS PARTICULARIDADES PRáTICAS E AS CONDIçõES DE EFETIVá-LAS. NESSE SENTIDO, FOCALIZA-SE NO RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS DO ESPAçO ESCOLAR QUE CONDICIONAM A CONSTRUçãO DA PRáTICA PEDAGOGICA. POSSIBILTAR AO LICENCIADO UM DEBATE ACERCA DA ELABORAçãO DAS PRáTICAS PEDAGóGICAS (ELABORAçãO DE TEXTOS DIDáTICOS, ATIVIDADES PEDAGóGICAS, DEFINIçãO DE CONTEúDOS ESCOLARES E DE OBJETIVOS PEDAGóGICOS E

INSTRUMENTALIZAçãO DE RECURSOS DIDáTICOS).



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, NILDA. DECIFRANDO O PERGAMINHO: O COTIDIANO DAS ESCOLAS NAS LóGICAS DAS REDES COTIDIANAS. IN: OLIVEIRA, INêS BARBOSA DE; ALVES, N. (ORG.). PESQUISA NO/DO COTIDIANO DAS ESCOLAS: SOBRE REDES DE SABERES. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2001.

AWADALLAK, J. A. M. S. SISTEMA DE INFORMAçãO GEOGRáFICA (SIG) COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. IN: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE), TOLEDO - PR, 2009.

CALADO, F. M. O ENSINODE GEOGRAFIA E O USO DOS RECURSOS DIDáTICOS E TECNOLóGICOS. GEOSABERES. FORTALEZA/CE, V. 3, N. 5, P. 12-20, 2012.

DINIZ, MARIA DO SOCORRO. PROFESSORDE GEOGRAFIA PEDE PASSAGEM: ALGUNS DESAFIOS NO INíCIO DE CARREIRA. 1999, TESE (DOUTORADO EM GEOGRAFIA HUMANA) - UNIVERSIDADE DE SãO PAULO, SãO PAULO, 1999.

LIBâNEO, JOSE C. ORGANIZAçãO E GESTãO DE ESCOLA: TEORIA E PRáTICA. GOIâNIA: ALTERNATIVA, 2001. MECDOC

BASE DOCUMENTO FINAL - CONAE.

MORETO, VASCO PEDRO. PLANEJAMENTO: PLANEJANDO A EDUCAçãO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETêNCIAS. PETRóPOLIS, RJ: VOZES, 2007.

OLIVEIRA, J. G. R, LUZ. C. E. O ENSINO DE GEOGRAFIA FRENTE à MULTIPLICIDADEDE RECUSROS: DOS TRADICIONAIS àS NOVAS TECNOLOGIAS. IN: ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DOS GEóGRAFOS. PORT ALEGRE - RS, 2010.

ROCHA, ANA ANGELITA DA. QUESTIONANDO O QUESTIONáRIO: UMA ANáLISE DE CURRíULO E SEENTIDOS DE GEOGRAFIA NO ENEM. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2013. XXII, 323 P.: IL.; 29,7 CM. ORIENTADORA CARMEN TERESA GABRIEL. TESE (DOUTORADO) - UFRJ/PROGRAMA DE PóS-GRADUAçãO EM EDUCAçãO.

SANTOS, MILTON. A NATUREZA DO ESPAçO: TéCNICA E TEMPO, RAZãO E EMOçãO. SãO PAULO: EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SãO PAULO, 2006.

STRAFORINI, RAFAEL. ENSINAR GEOGRAFIA: O DESAFIO DA TOTALIDADE-MUNDO NAS SéRIES INICIAIS. 2 ED. SãO PAULO: ANNABLUME, 2008. V.1. 188P.