UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Metodologias e Práticas do Ensino de Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17299
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

APROFUNDAR SOBRE AS RELAçõES ENTRE MéTODO E METODOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR. COMPREENDER AS CONCEPçõES DE ENSINO DE GEOGRAFIA INSERIDAS NAS PROPOSTAS CURRICULARES. ENTENDER O LUGAR QUE OCUPA O PROFESSOR E A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ESPAçO ESCOLAR. ANALISAR EXPERIêNCIAS E PROPOSTAS METODOLóGICAS EM DEBATE E EM IMPLEMENTAçãO. TRABALHAR TEMAS RECORRENTES NA EDUCAçãO BáSICA. ANALISAR A PRODUçãO, CONCEPçõES E ELABORAçõES DE MATERIAIS DIDáTICOS. ENTENDIMENTO DAS DIFERENTES LINGUAGENS UTILIZADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. ABORDAGENS SOBRE METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES E TRANSVERSAIS.

OBJETIVO(S):

COMPREENDER OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. ANALISAR E DEBATER AS DIFERENTES CONCEPçõES TEóRICAS E METODOLóGICAS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM. PENSAR E REFLETIR SOBRE OS DIFERENTES SABERES QUE CIRCULAM PELO ESPAçO ESCOLAR. DEBATER SOBRE OS CURRíCULOS PRATICADOS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. DEBATER A RACIONALIDADE GEOGRáFICA NO ESPAçO ESCOLAR E NO ENSINO DE GEOGRAFIA.


BIBLIOGRAFIA:

CONTRERAS, J. A AUTONOMIA DE PROFESSORES. SãO PAULO: CORTEZ, 2002.

FANTIN, M. ANáLISE E PRODUçãO DE TEXTOS DIDáTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.

FANTIN, M; TAUSCHEK, N; NEVES, D. METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA. CURITIBA. INTERSABERES, 2013.

FERNANDES.F. A FORMAçãO POLíTICA E O TRABALHO DO PROFESSOR. IN: CATANI ET AL (ORGS.) UNIVERSIDADE, ESCOLA E FORMAçãO DE PROFESSORES. SãO PAULO: BRASILIENSE, 1987.

GALLO, S. TRANSVERSALIDADE E EDUCAçãO: PENSANDO UMA EDUCAçãO NãO-DISCIPLINAR IN DO LIVRO: ALVES, N; GARCIA, R. (ORGS.) O SENTIDO DA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2000.

GIROTTO, E.D. E MORMUL, N. M. FORMAçãO DOCENTE E EDUCAçãO GEOGRáFICA: ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE. CURITIBA.CRV.2016.

KIMURA, S. GEOGRAFIA NO ENSINO BáSICO QUESTõES E PROPOSTAS. SãO PAULO CONTEXTO. 2014.

MOREIRA, R. O DISCURSO DO AVESSO: PARA A CRíTICA DA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA. SãO PAULO: CONTEXTO, 2014.

NóVOA, A. PROFESSORES: IMAGENS DO FUTURO PRESENTE. LISBOA: EDUCA, 2009.

_________(ORG.) PROFISSãO PROFESSOR. 2ª EDIçãO. PORTO: PORTO EDITORA, 2008.

PONTUSCHKA, N. N. OLIVEIRA, A. U. DE. GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA. 3ª EDIçãO. SãO PAULO: CONTEXTO, 2006.

RECLUS, E. KROPOTKIN, P. ESCRITOS SOBRE EDUCAçãO E GEOGRAFIA. SãO PAULO. TERRA LIVRE. 2012.

TARDIF, M. SABERES DOCENTES E FORMAçãO PROFISSIONAL. RIO DE JANEIRO. ED. VOZES. 14ª EDIçãO. 2012.

TONINI. I.M., CASTROGIOVANNI.A.C., GOULART. L.B, KAERCHER. N.A, MARTINS.R.E.M.W. O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPOSIçõES CURRICULARES. PORTO ALEGRE. MEDIAçãO: 2014.