UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17298
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio2 2 30
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

INTRODUçãO E PARTICIPAçãO NO COTIDIANO ESCOLAR, PRIVILEGIANDO O EXERCíCIO DA OBSERVAçãO DAS MAIS DIVERSAS DINâMICAS QUE CERCAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO, ASSIM, UM ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS QUE FUNDAM A RELAçãO DOCENTE-DISCENTE NA EDUCAçãO BáSICA. APREENSãO DE ESTRATéGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA.

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR OS LICENCIADOS NO AMBIENTE DE ESTáGIO SUPERVISIONADO, SALIENTANDO O LUGAR DO ALUNO-ESTAGIáRIO NO COTIDIANO DO CAMPO DE ESTáGIO. POSSIBILITAR AOS FUTUROS PROFESSORES A COMPREENSãO DAS ESTRATéGIAS COTIDIANAS DA SALA DE AULA POR MEIO DA OBSERVAçãO. ORIENTAR E PROBLEMATIZAR AS OBSERVAçõES REALIZADAS NO CAMPO DE ESTáGIO. DESTACAR A IMPORTâNCIA DA CENTRALIDADE DO ESTáGIO SUPERVISIONADO NA FORMAçãO DE PROFESSORES. COMPREENDER AS RELAçõES EXISTENTES ENTRE AS DIVERSAS FORMAS DE SABER. ENTRAR EM CONTATO E PROBLEMATIZAR A PERTINêNCIA DE INSTRUMENTOS LEGAIS QUE BALIZAM E NORTEIAM OS PROCESSOS ESCOLARES (LEIS, CURRíCULOS E RECURSOS).


BIBLIOGRAFIA:

- AROEIRA, KALLINE PEREIRA. ESTáGIO SUPERVISIONADO E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAçãO COM VíNCULOS COLABORATIVOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. IN: ALMEIDA, MARIA ISABEL DE; PIMENTA, SELMA GARRIDO PIMENTA (ORGS.). ESTáGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAçãO DOCENTE. SãO PAULO: CORTEZ, 2014. P. 113-151.

- AZAMBUJA, LEONARDO DIRCEU DE; CALLAI, HELENA COPETTI. A LICENCIATURA DE GEOGRAFIA E A ARTICULAçãO COM A EDUCAçãO BáSICA. IN: CASTROGIOVANNI, ANTôNIO CARLOS; CALLAI, HELENA COPETTI; SCHAFFER, NEIVA OTERO; KAERCHER, NESTOR ANDRé (ORGS.). GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: PRáTICA E REFLEXõES. 4ª ED. PORTO ALEGRE: EDITORA DA UFRGS/ASSOCIAçãO DOS GEóGRAFOS BRASILEIROS - SEçãO PORTO ALEGRE, 2003. P. 189-196.

- CANDAU, VERA MARIA. UNIVERSIDADE E FORMAçãO DE PROFESSORES: QUE RUMOS TOMAR? IN: CANDAU, VERA MARIA. MAGISTéRIO: CONSTRUçãO COTIDIANA. 6ª ED. PETRóPOLIS/RJ: EDITORA VOZES, 2008. P. 30-50.

- CARLOS, ANA FANI ALESSANDRI (ORG.). A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. 8ª ED. SãO PAULO: CONTEXTO, 2006.

- COUTO, MARCOS ANTôNIO CAMPOS. OS PARâMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA: O ECLETISMO DE GEOGRAFIA NAS SéRIES INICIAIS DO ENSINO DE GEOGRAFIA. IN: OLIVEIRA, CESAR ALVAREZ CAMPOS DE; MATHIAS, MIGUEL TAVARES; RODRIGUES, REJANE CRISTINA; DUARTE, RONALDO GOULART (ORGS.) ANAIS DO CICLO DE DEBATES E PALESTRAS SOBRE REFORMULAçãO CURRICULAR E ENSINO DE GEOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: UERJ, NAPE, 2002. P. 25-46.

- GARCIA, REGINA; MOREIRA, ANTONIO FLAVIO BARBOSA. CURRíCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INCERTEZAS E DASAFIOS. 4ª ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2012.

- KARNAL, LEANDRO. CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR. SãO PAULO: CONTEXTO, 2016.

- LIBâNEO, JOSé CARLOS. DIDáTICA. 2ª ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2013. CAPíTULOS 4, 7 8 E 11.

- LOPES, ALICE CASIMIRO; MACEDO, ELIZABETH. TEORIAS DE CURRíCULO. SãO PAULO: CORTEZ, 2011. CAPíTULOS 1, 3, 4, 5 E 7.

- LOPES, ALICE RIBEIRO CASIMIRO. UNIVERSIDADE E ESCOLA: O DIáLOGO ENTRE SABERES DIVERSOS. IN: SEMINáRIO DE EXTENSãO DO CCS - UMA REFLEXãO SOBRE EXTENSãO. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 1999.

- MARQUES, R. 2013. POR UMA PERSPECTIVA ESPACIAL DA ESCOLA. IN: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO EM GEOGRAFIA, CAMPINAS, JAN./JUN., 2013, V.3, N. 5, P. 5-20.

- MORAES, ANTôNIO CARLOS ROBERT DE. A CONTRIBUIçãO SOCIAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA. IN: OLIVEIRA, CESAR ALVAREZ CAMPOS DE; MATHIAS, MIGUEL TAVARES; RODRIGUES, REJANE CRISTINA; DUARTE, RONALDO GOULART (ORGS.). ANIS DO CICLO DE DEBATES E PALESTRAS SOBRE REFORMULAçãO CURRICULAR E ENSINO DE GEOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: UERJ, NAPE, 2002. P. 9-24.

- OLIVEIRA, DANIELA MOTTA DE. O PAPEL DOS COLéGIOS DE APLICAçãO NA FORMAçãO DE PROFESSORES. INSTRUMENTO - REVISTA DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAçãO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, V. 13, N. 1, JAN./JUN. 2011.

- OLIVEIRA, INêS BARBOSA; ALVES, N (ORGS.). CURRíCULOS PRATICADOS: ENTRE A REGULAçãO E A EMANCIPAçãO. 1ª ED. VOL. 1. RIO DE JANEIRO: DPetA EDITORA, 2003.

- PIMENTEL, CARLA SILVIA; PONTUSCHKA, NíDIA NACIB. A CONSTRUçãO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ATIVIDADES DE ESTáGIO CURRICULAR: EXPERIêNCIAS NA EDUCAçãO BáSICA. IN: ALMEIDA, MARIA ISABEL DE; PIMENTA, SELMA GARRIDO PIMENTA (ORGS.). ESTáGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAçãO DOCENTE. SãO PAULO: CORTEZ, 2014. P. 69-112.

- PONTUSCHKA, NíDIA NACIB; OLIVEIRA, ARIOVALDO UMBELINO (ORGS.). GEOGRAFIA EM PERSPECTIVA. 3ª ED. 3ª REIMPRESSãO. SãO PAULO: CONTEXTO, 2010. PARTES IV E V.

- PONTUSCHKA, NíDIA NACIB; PAGANELLI, TOMOKO IYDA; CACETE, NúRIA HANGLEI. PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA. 3ª ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2009. 1ª E 3ª PARTES.

- PROJETO POLíTICO-PEDAGóGICO. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE CIêNCIA E TECNOLOGIA. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSTITUTO DE APLICAçãO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA. RIO DE JANEIRO, 2013.

- SANTOS, ENIO SERRA DOS. GEOGRAFIA ESCOLAR, PENSAMENTO GEOGRáFICO E PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAçãO. ANAIS XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRáFOS. PORTO ALEGRE, 2010.

- TONINI, IVAINE MARIA; GOULART, LíGIA BEATRIZ; MARTINS, ROSA ELISABETE MILITZ WYPYCZYNSKI [ET AL] (ORGS). O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS COMPOSIçõES CURRICULARES. PORTO ALEGRE: UFRGS, 2011.

- GUZZO, VALEMIR. AS DIMENSõES éTICA E POLíTICA NA FORMAçãO DOCENTE. IN: SEVERINO, FRANCISCA ELEONORA SANTOS (ORG.). éTICA E FORMAçãO DE PROFESSORES: POLíTICA, RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE EM QUESTãO. SãO PAULO: CORTEZ, 2011. 0. 43-57.