UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Educação e Relações Étnico-Raciais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17297
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Estudo dos processos de construção de fronteiras e de identidades étnicas, procurando discutir os fatores que as modificam e determinam como as teorias e concepções nativas, a competição por recursos, a hierarquia e estratificação entre grupos assimétricos, o estabelecimento de tradições e culturas regionais, a intervenção disciplinar do Estado. Estudo das raízes brasileiras que têm origem africana. Modos de ser, de viver, de organização das lutas. Marcas da cultura africana que constituem o cotidiano do afro-brasileiro. Saberes que estão relacionados ao currículo da escola que excluem o conhecimento de africanidades. A contribuição das africanidades no cotidiano da escola. Estudo da legislação e das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

OBJETIVO(S):

- Introduzir e discutir os conceitos de cultura, monocultura, multiculturalismo, interculturalismo e a relações desses conceitos com o currículo, bem como termos e conceitos de identidade, identidade negra, raça, etnia, racismo, etnocentrismo, preconceito racial, discriminação racial, democracia racial;

- Identificar e analisar quais formas de preconceito e discriminação são possíveis reconhecer no cotidiano profissional;

- Conhecer e analisar as normalizações legais para a formalização da política educacional voltada para percepção das diferenças culturais existentes no ambiente de trabalho.



BIBLIOGRAFIA:

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