UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17294
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Sentidos da Didática em disputa: histórico recente da constituição do campo da Didática no país, com destaque para a polêmica entre perspectivas instrumentais e abordagens reflexivas, bem como para a discussão da proposição da multidimensionalidade dos processos de ensino-aprendizagem. Tendências teórico-políticas na Didática: panorama geral das principais tendências didático-pedagógicas na trajetória recente da área; hibridações e ressignificações na atualidade. Sala de aula contemporânea: questões e debates.

OBJETIVO(S):

Reconhecer a multiplicidade de perspectivas teórico-políticas em disputa no campo da Didática. Contextualizar e problematizar narrativas historiográficas sobre a constituição do campo da Didática no Brasil. Discutir sobre as polêmicas usualmente referidas em tais narrativas, tais como a questão da multidimensionalidade dos processos de ensino-apredizagem, as perspectivas prescritas e propositivas, as abordagens instrumentais e reflexivas, entre outras. Contextualizar e debater sobras as diferentes tendências didático-pedagógicas presentes na escola brasileira da atualidade (perspectivas tradicionais, alunocentristas, neotecnistas, críticas e pós-críticas, entre outras síntesses possíveis). Discutir sobre questões da sala de aula contemporânea, identificadas segundo demandas discentes e opções docentes, com base nos estudos desenvolvidos sobre o histórico da Didática no Brasil e suas diferentes tendências.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda; LIBâNEO, José Carlos (orgs). Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

CANDAU, Vera Mª. (org.). Didática crítica intercultural. Aproximação. Petrópolis: Vozes, 2012.

CANDAU, Vera Mª. (org.).

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (orgs). A Pedagogia. Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.

LIBâNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBâNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. Cap. 1.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Mª (orgs). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.

OLIVEIRA, Mª Rita. (org). Confluências e divergências entre Didáticas e Currículo. Campinas: Papirus, 1998.