UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Geografia no Ensino Fundamental em Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17292
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A CONTRIBUIçãO SOCIAL DA EDUCAçãO GEOGRáFICA PARA A CIDADANIA; A FORMAçãO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO BRASIL; A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO GEOGRáFICO NA ESCOLA BáSICA; SELEçãO E ORGANIZAçãO DE CONCEITOS, PROCESSOS E TEMAS NA EDUCAçãO GEOGRáFICA; METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS à EDUCAçãO GEOGRáFICA; RECURSOS DIDáTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAçãO BáSICA; DIFERENTES LINGUAGENS COMO RECURSOS TEóRICO-METODOLóGICOS PARA A EDUCAçãO GEOGRáFICA; DIáLOGO INTERDISCIPLINAR E ENSINO DE GEOGRAFIA

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ORGANIZAR A PRáTICA PEDAGóGICA EM TORNO DOS CONCEITOS, TEMAS E PROCESSOS ESTRUTURAIS PARA A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO GEOGRáFICO. PROPORCIONAR O EXERCíCIO DE VINCULAR CONHECIMENTOS ACADêMICOS COM OS CONHECIMENTOS DAS CIêNCIAS DA EDUCAçãO COMO SUBSTRATO PARA A CONSTRUçãO DO FAZER PEDAGóGICO REFLEXIVO APROPRIAR-SE DAS METODOLOGIAS CONTEMPORâNEAS DA APRENDIZAGEM E EXERCITAR A SUA APLICAçãO AOS CONTEXTOS DA EDUCAçãO GEOGRáFICA ANALISAR, SELECIONAR E ELABORAR RECURSOS DIDáTICOS DIVERSIFICADOS QUE SEJAM RELEVANTES PARA A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO GEOGRáFICO NA ESCOLA BáSICA.


BIBLIOGRAFIA:

BROOKS, Clare. How do we understand conceptual development in school geography? In: LAMBERT,David e JONES, Mark (orgs). Debates in Geography Education. New York: Routledge, 2013. pp.75-88

CALLAI, Helena C (Org.). Educação Geográfica - Reflexão e Prática. Ijuí: E. Unijuí, 2011.

CALLAI, Helena C; CASTELLAR, Sonia M.V.; CAVALCANTI, Lana de S.(orgs.) Didática de Geografia - aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

CASO, María V. F. y GUREVICH, Raquel. Geografía, Nuevos temas, nuevas preguntas - Um temário para su enseñanza. Buenos Aires: Biblos, 2007.

CASTELLAR, Sonia M. V. e MORAES, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE, 2010.

CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Campinas: Caderno CEDES, vol. 25, n. 66, p. 165-184 - maio/agosto 2005.

GOLLEDGE, R. G. The nature of geographic knowledge. In: Annals of the Association of American Geographers 92 (1):1-14. 2002.

GONZáLEZ, Xosé M.S. Didáctica de la Geografía. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1999.

MORGAN, JOHN. What do we mean by thinking geographically? In: LAMBERT, David e JONES, Mark (orgs). Debates in Geography Education. New York: Routledge, 2013. pp.273-281.

PAGANELLI, Tomoko. Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In:

PONTUSCHKA, Nídia e OLIVEIRA, Ariovaldo U. Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 149-157

PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (Orgs) Geografia e Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.