UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Pedologia Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17291
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Fatores e processos de formação dos solos; tipos de horizontes e horizontes diagnósticos; ambientes e materiais Formadores dos solos; descrição e coleta de amostras de solo; os constituintes do solo; sistema de classificação e solos Brasileiros.

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de formação e desenvolvimento dos solos, bem como o seu reconhecimento em campo.


BIBLIOGRAFIA:

SANTOS, H. G. et al. (2014). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 4a edição. Brasília, DF, E-book.

FREIRE, O. Solos das regiões tropicais. Botucatu, FEPAF, 2006.

IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Manual Técnico de Pedologia. Disponível em:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursosnaturais/pedologia/

KIEHL, E.J. (1979). Manual de Edafologia: relações solo-planta. Agronômica Ceres, São Paulo, 262 p.

LEMOS, R. C. et SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3a ed. Campinas: SBCS/EMBRAPA

LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo, Oficina de Textos, 2011, 456p.

OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada. 3ª. Edição. Piracicaba, FEALQ. 2008. 592p.

VIEIRA, L.S. (1988). Manual de Ciência do Solo: com ênfase aos solos tropicais. Agronômica Ceres, São Paulo, 464 p.