UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17287
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

História da psicologia em sua interface com o campo de educação. Modelos teóricos da psicologia do desenvolvimento. Teorias clássicas e atuais da aprendizagem e aplicações práticas. A pesquisa em Psicologia da Educação e os seus resultados para a prática do educador.

OBJETIVO(S):

- Apresentar ao aluno o campo e a história da Psicologia da Educação.

- Propiciar ao aluno uma visão panorâmica dos principais modelos da psicologia do desenvolvimento.

- Introduzir a aprendizagem como objeto de estudo e as principais abordagens.

- Oferecer ao aluno conhecimentos atuais sobre a psicologia da aprendizagem, que possam servir de base para a atividade prática do professor.




BIBLIOGRAFIA:

BOCK, A. M. et. al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

DAVIDOFF, L. Introdução à Psicologia. Rio de Janeiro: Makron Books, 1996.

LA ROSA, J. Psicologia na educação. Porto Alegre: EDI PUCRS, 1998.

MIRANDA, G. L. et BAHIA. S. (Org.). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d´Agua, 2005.

RAYS, O. A. (Org.). Trabalho Pedagógico: realidade e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999.

SALVADOR, C. C. Psicologia da Educação. Por to Alegre: Artes Médicas, 1999.

SCHULTZ, D. P. e SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1998.