UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17282
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Política e Políticas: Conceitos. Políticas Públicas e Políticas Sociais. Democracia e Cidadania. Políticas Governamentais. Socialismo, Capitalismo e Neoliberalismo: Características e influências nas políticas. Legislação Brasileira referente à educação: Constituição Federal, Lei 9.394/96, Lei 9.424/96. Papel do conselho Nacional de Educação e dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente. Políticas Públicas de Avaliação, Currículo e financiamento da educação brasileira. Plano Nacional de Educação.

OBJETIVO(S):

- Conceituar ciência política e políticas públicas

- Analisar criticamente as políticas governamentais do campo educacional.

- Interpretar a legislação atual referente à educação brasileira.

- Criticar os princípios subjacentes à implementação das políticas públicas de educação no Brasil.

- Avaliar as políticas públicas de avaliação, currículo e financiamento da educação brasileira.




BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda e VILLARDI, Raquel (orgs). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro, Dunya, 1997.

FARIA, ANA Lúcia Goulart e PALHARES, Marina Silveira (orgs). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 1999.

GENTILLI, Pablo e SILVA, Tomás Tadeu (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. São Paulo: Cortez, 1999.

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta. Da assistência educativa à educação assistencializada. Brasília: INEP, 1988.

KUENZER, Acácia. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. SP: Cortez, 1999.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. SP: Malheiros, 1999, 4 ed.

MARCHEZAN, Nelson (Relator). Plano Nacional de Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.

MENEZES, J. Estrutura da Educação Básica no Brasil. SP: Martins Fontes, 1998.