UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17281
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A definição da educação; Da influência da metafísica às ´Ciências da Educação´. O estatuto do conhecimento na educação. História das representações de aluno. A criação do mestre. A Filosofia como prática de eluciadação das questões educacionais. O sentido político da educação. Educação e Cidadania.

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais do campo da Filosofia da Educação que subsidiem a formação, por parte do educador, de uma atitude de constante interrogação da prática e do cotidiano pedagógicos.


BIBLIOGRAFIA:

CASTORIADIS, CORNELIUS. ENIGNMAS DA EDUCAçãO. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA, 2002.

DAVIDOFF, L. Introdução à Psicologia. Rio de Janeiro: Makron Books, 1996.

LA ROSA, J. Psicologia na educação. Porto Alegre: EDI PUCRS, 1998.

MIRANDA, G. L. et BAHIA. S. (Org.). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d´Agua, 2005.

RAYS, O. A. (Org.). Trabalho Pedagógico: realidade e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999.

SALVADOR, C. C. Psicologia da Educação. Por to Alegre: Artes Médicas, 1999.

SCHULTZ, D. P. e SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1998.