UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Geografia Agrária
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17276
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1. Globalização e Agricultura - O papel da agricultura no atual desenvolvimento do capitalismo.

2. Urbano e Rural, faces de uma mesma moeda: o processo de unificação promovido pelo capitalismo. A fase atual desse processo. A (re)descoberta do rural. Há especificidades do rural que permanecem? Divisão de trabalho e de poder entre cidade e campo. 3. Os processos de modernização e industrialização da agricultura e do mundo rural. O desenvolvimento capitalista na agricultura; industrialização, urbanização rural, complexos agroindustriais e suas novas características, o poder das multinacionais da alimentação, a sobrevivência (e expansão) do tradicional numa organização dominada pelo moderno, a organização familiar da produção, os sistemas agrícolas, as biotecnologias e a agroecologia. 4. A estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo. A propriedade e a renda da terra. A diminuição relativa e absoluta da mão-de-obra empregada na agricultura; as atividades rurais não agrícolas (tradicionais e novas). 5. As reformas agrárias como meio de reorganização do espaço agrário. 6. Teoria e Prática pedagógica em Geografia


OBJETIVO(S):

Geral: Analisar as contribuições que a ciência geográfica pode oferecer às novas questões postas pelas relações urbano-rural na atual fase de desenvolvimento do capitalismo. Específicos: 1. Analisar os processos de modernização e industrialização da agricultura bem como os efeitos da urbanização rural e das novas atividades que se desenvolvem nas áreas rurais definindo novas relações entre cidade e campo . O novo rural e as novas ruralidades. 2. Demonstrar que os processos acima referidos são, antes de tudo, formas de unificação do rural e do urbano sob a lógica capitalista, mesmo mantendo e/ou reproduzindo relações não-capitalistas de produção a revalorização do campo pelo capitalismo. 3. Compreender a forma complementar e, muitas vezes, contraditória das relações entre os setores modernos e os tradicionais nas atividades agrícolas e rurais. 4. Identificar os elementos componentes do espaço rural e as formas resultantes da combinação desses elementos, incluindo os diferentes tipos de agricultura e de atividades não-agrícolas.

5. Compreender as relações entre as diversas formas de tenência da terra e a renda gerada por elas. 6. Correlacionar os regimes de propriedade com os sistemas agrícolas (incluindo as novas tecnologias e a agroecologia) e com as relações de trabalho na agricultura. 7. Discutir a reforma agrária como política de reestruturação dos espaços rurais e analisar alguns tipos de reformas agrárias no mundo.



BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVAY, Ricardo Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão. HUCITEC-ANPOCS-UNICAMP. São Paul Rio, Campinas. 1992. ALTIERI, M. Agroecologia Poá:Ed.Ufrgs, 1998. AMIN, Samir e VERGOPOULOS, Kostas. A questão agrária e o capitalismo Paz e Terra Principalmente o cap. I .d parte: Concepções teóricas da renda. ANDRADE, Manuel Correia de. O Brasil e a Questão Agrária. Recife: Ed. Universitária da UFPE. 2002. GOODMAN, SORJ, WILKINSON. Da Lavoura às Biotecnologias -. Ed. Campus. RJ, l990 GRAZIANO NETO, Francisco. Questão Agrária e Ecologia critica da moderna agricultura. Ed. Brasiliense. São Paulo, 1988. GUIMARãES, Alberto Passos. A Crise Agrária. Ed. Paz e Terra IANNI, Octavio O Mundo Agrário. In A Era do Globalismo. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 1996. KAUTSKY, Kaul. A questão agraria , Proposta Editorial, l980. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção e agricultura Ed. ática São Paulo, 1986. SCHNEIDER, Sérgio. Agricultura Familiar e Industrialização.Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS. 1999. STéDILE, João Pedro. A Questão Agrária Hoje. Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS. 2000. SZMRECSáNYI, Tamás. Pequena História da Agricultura no Brasil. Contexto. São Paulo, l990. VALVERDE, Orlando. Metodologia da Geografia Agrária- in Reflexão sobre a Geografia Ed. AGB. S.P.