UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Cartografia Aplicada ao Ensino da Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17275
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Representações cartográficas e ensino de Geografia. Cartografia escolar e ensino de Geografia. As representações cartográficas enquanto texto: percepção, subjetividade e abstração do espaço: os mapas mentais. Legendas e símbolos: codificação e reinterpretação do espaço.Escala percepção do espaço e construção de espacialidades. As coordenadas geográficas e o processo de localização, dimensionamento e correlação de fenômenos. Localização e orientação enquanto habilidades básicas. O Atlas como recurso didático de referência do metaconhecimento sem contextualização à aquisição de habilidades: correlação de textos, construção de conhecimentos e reprodução de informações ao mapeamento de fenômenos sócio-ambientais. A cartografia digital e o ensino da Geografia: princípios e aplicações práticas e análise de imagens satélites.

OBJETIVO(S):

Discutir a inserção da cartografia no ensino de Geografia: princípios norteadores e métodos didáticos. Habilitar o aluno de graduação em Geografia na análise e utilização de princípios metodológicos e técnicas necessárias à construção e interpretação de documentos cartográficos no âmbito do ensino fundamental e médio. Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, especificamente sobre a aquisição de habilidades de observação, abstração, correlação, plotagem, leitura e interpretação, associadas à cartografia escolar. Potencializar o uso das representações cartográficas enquanto recurso didático para o ensino de Geografia. Analisar e desenvolver propostas didáticas de ensino de cartografia e de manejo autônomo pelos estudantes da educação básica.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, R. D. et PASSINI, E. Y. O espaço geográfico, ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2001.

CAVALCANTI, L. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 4ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.

COLL, C et MARTIN, E. Aprender conteúdos e desenvolver capacidades. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.

FERREIRA, G. M. L. et MARTINELLI, M. Atlas geográfico - espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2002.

IBGE, Atlas Geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2001.

JOLY, F.A. A cartografia. Papirus: Campinas, 1990.

MARTINELLI, M. Curso de Cartografia. Contexto, São Paulo, 1998.

PONTUSCHKA, N. N. et OLIVEIRA, A. V. (ORG.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.

SCHÄFFER, N.O. et alli. Um Globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2003.

SIMIELLI, M. H. Geo Atlas. São Paulo: Ed. ática, 2005.