UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação, Diferenças e Alteridades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17270
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1. O QUE é CULTURA? 2. DIFERENçAS E CONEXõES ENTRE NATUREZA E CULTURA 3. CONCEPçõES DE
ETNOCENTRISMO, DIFERENçA, DIVERSIDADE E ALTERIDADE NA PRáTICA EDUCATIVA. 4. DIVERSIDADE
BRASILEIRA. 5. METODOLOGIAS DE PESQUISA DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA DA EDUCAçãO
(ETNOGRAFIA, CARTOGRAFIA, ETC). 6. OS CONCEITOS DE ETNIA E ETNICIDADE. 7. MARCADORES SOCIAIS
DA DIFERENçA. 8.PROCESSOS EDUCATIVOS, IDENTIDADE E PRODUçãO DE DIFERENçA. 9.
INTERSECCIONALIDADE


OBJETIVO(S):

- APRESENTAR AS CONTRIBUIçõES E CONHECIMENTOS DA ANTROPOLOGIA NO CAMPO DA EDUCAçãO

- APRESENTAR AS CONEXõES ENTRE CULTURA E EDUCAçãO

- ANALISAR PROCESSOS IDENTITáRIOS E DE PRODUçãO DE DIFERENçAS E SEU IMPACTO NO PROCESSO
EDUCATIVO

- PARTICIPAR DO LABORATóRIO DE PESQUISAS E PRáTICAS EM CULTURA E EDUCAçãO



BIBLIOGRAFIA:

ANZALDúA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista
Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229, jan. 2000. ISSN 1806-9584. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880/9106. Acesso em: 25 maio 2018.

BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos
indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

BENITES, Tônico. A escola na ótica dos Ava Kaiowá. Impactos e interpretações indígenas. Rio de Janeiro:
Contra Capa, 2012.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Editora da UFMG, 2001.

BRANDãO, Carlos. A Educação como Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo, Selo Negro: 2011.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
CUCHE, Denys. A noção de Cultura em Ciências Sociais. São Paulo, EDUSC, 1999.

DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e educação. Um saber de fronteira. Rio de Janeiro: FormaetAção,
2007.

DAUSTER, Tania; TOSTA, Sandra P. et ROCHA, Gilmar (Orgs.). Etnografia e educação: culturas escolares,
formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

ENNE, Anna Lúcia. Identidades como dramas sociais: descortinando cenários da relação entre mídia, memória e
representações acerca da Baixada Fluminense. In: Ribeiro, Ana; Ferreira, Lúcia. (Org.). Mídia e Memória: a produção
de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 93-114.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza: 2006.

GALLO, Silvio. Diferenças, multiplicidade, transversalidade: para além da lógica identitária da diversidade.
In: Alexsandro Rodrigues; Catarina Dallapicula; Sérgio Rodrigo S. Ferreira. (Orgs.). Transposições: lugares e
fronteiras em sexualidade e educação. Vitória: Edufes, 2014, p. 185-200.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico cultural. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADãO, Jorge
Manuel, BARROS, Graciete Maria Nascimento (org.). Diversidade na educação: reflexões e experiências.
Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p.67-76.

GUSMãO, Neusa. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Posições,
v.19, n.3, p. 47-82, set./dez. 2008.

GUSMãO, Neusa. Os Filhos da áfrica em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005.

GUSMãO, Neusa. Por uma Antropologia da Educação no Brasil. Pro-Posições, Campinas, v.21, n.2, p.259-
265, Ago. 2010.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.

HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e mediações culturais. São Paulo: Humanitas, 2003.
LéVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 2001.

MOIRA, Amara; ROCHA, Márcia; NERY, João; BRANT, T. Vidas Trans: A Coragem de Existir. São Paulo:
Astral Cultural, 2017.

MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e
civilizações. São Paulo: Global, 2009.

RATTS, Alex. Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz nascimento. São Paulo: Imprensa
Oficial do Estado, 2007.

ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra. Antropologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVéRIO, Valter. ABRAMOWICZ, Anete. Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na
escola. Campinas: Papirus, 2005.

SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de Souza. ´Ser quilombola´: identidade, território e educação na cultura
infantil. Campinas: Unicamp, 2015.

VALENTE, Ana Lúcia. Usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional. In: Pro-Posições, v. 7, n. 20,
p. 54-64, 1996.

VIEIRA DA CUNHA, Neiva; FELTRAN, Gabriel de Santis (Orgs.). Sobre periferia. Novos conflitos no Brasil
contemporâneo. Rio de Janeiro: Lamparina/Faperj, 2013.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

WIREDU, Kwasi. Como não se deve comparar o pensamento africano com o ocidental. In:
http://filosofiapop.com.br/wp-content/uploads/2014/11/Como-n%C3%A3o-comparar-o-pensamentotradicional-africano_-Wiredu.pdf. Acesso: 15 mar. 2017.