UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17265
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Contextualizar o ensino de história no processo de formação escolar, considerando seus impactos nas
diferentes interpretações de mundo. Abordar os conceitos de sociedade, cultura, tempo, território estado e poder considerando as especificidades do ensino de história na educação infantil e nos
primeiros segmentos do ensino fundamental. Elaborar reflexões críticas sobre as novas tecnologias e a
pesquisa do ensino de história no âmbito escolar.


OBJETIVO(S):

Identificar o Ensino de História como um debate fundamental para a formação política e cultural dos
sujeitos sociais, considerando a diversidade que caracteriza o ambiente escolar



BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

FONSECA, Thais Nivia e Lima e. História et Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MONTEIRO, Ana Maria; PEREIRA, A. P. (Orgs.). Ensino de História e Culturas Afro Brasileiras e Indígenas.
Rio De Janeiro: PALLAS, 2013.

ROCHA, Helenice A. B; REZNIK, Luís; MAGALHãES, Marcelo de S. (Orgs.). A história na escola: autores,
livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.