UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Arte e Ludicidade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17264
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFEBF - História (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Através do estudo e da remontagem de peças de artistas contemporâneos, a disciplina irá abordar: a
experiência estética e suas relações com o ensinar e o aprender; a formação a partir dos novos espaços,
modos de fazer, e padrões de inteligibilidade da arte; as relações contemporâneas entre arte, educação
e formação do professor: visualidade, curadoria, mediação, tecnologias etc.; arte, culturas e contraculturas; a diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura; invenção e memória;
diferença e desigualdade: táticas artísticas contemporâneas; a arte nas periferias urbanas, especialmente
na Baixada Fluminense.


OBJETIVO(S):

Compreender a ´forma de experimentar e pensar´ e a atitude lúdica presentes na produção e na fruição
artística como integrantes do trabalho com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou em
experiências educativas fora da escola formal. Proporcionar aos futuros professores, a partir da arte, uma experiência intelectual e sensível de natureza oposta à forma-escolar. Dialogar com a produção artística
do presente e do passado em sua diversidade, iniciando o futuro professor no campo da arte, no papel
não apenas de espectador, mas, sobretudo, de artista. Favorecer conexões entre os futuros professores
e as obras artísticas, orientado a busca por sua expressão própria, para que possam no futuro de forma
simples, prazerosa e natural - fazer o mesmo com as crianças.



BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de
Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Uma Introdução. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. S. Paulo: 2ª Ed. Lemos, 2002.

CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nos Vernissages. São Paulo: Edusp, 1995. V. 1.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo:Ed.34,1998.

FORTUNA, Tânia Ramos. Formando professores na Universidade para brincar. In: SANTOS, Santa Marli
P.dos (org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p.116.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. S. Paulo: Ed. Perspectiva, 1987.
ICI. Porque Duchamp? ICI. S. Paulo: Itaú Cultural: Paço das Artes, 1999.
RANCIèRE, Jacques. O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.