UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Fundamentos e Práticas Pedagógicas da Educação Especial e Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-17263
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O papel social da pessoa com deficiência e altas habilidades: estigma, preconceito e discriminação;
modelos explicativos da deficiência; história da educação de pessoas com deficiência; políticas internacionais e nacionais de educação especial na perspectiva inclusiva. Acessibilidade. Adequação
Curricular. Cotidiano escolar e práticas inclusivas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Estimulação Precoce. Tecnologias Assistivas. Desenho Universal na aprendizagem. Conceitos, relações
de ensino e estratégias de aprendizagem junto aos alunos comdeficiência física, intelectual, surdez,
cegueira, baixa visão, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou
superdotação.


OBJETIVO(S):

Aproximação com o campo da Educação Especial no âmbito das políticas públicas; conhecimentos
básicos sobre metodologias e estratégias de mediação junto aos alunos público-alvo da Educação
Especial.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, Diário Oficial da União, Brasília, 26 de
agosto de 2009.

DELOU, M.C. Altas Habilidades/superdotação: mitos e desafios I e II. In. ROSA, S.P.S. Educação Inclusiva.
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GLAT, R. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

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2004.

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MENDES, E.G. Concepções atuais sobre Educação Inclusiva e suas implicações políticas e pedagógicas.
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