UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Currículo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17262
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Teoria curricular: a produção do currículo na história. O campo do currículo: concepções e tendências. O
processo de produção do conhecimento. Currículo, conhecimento, cultura e diferença. Currículo e o cotidiano da escola. A organização curricular: entre o currículo disciplinar e a integração curricular.
Políticas curriculares. O lugar da diferença no currículo.


OBJETIVO(S):

Refletir acerca das perspectivas curriculares embasando-se em teóricos da educação crítica e pós-crítica.
Analisar as dimensões sociais, políticas e culturais do Currículo no interior da escola e no processo
educacional. Conhecer as diferentes concepções de currículo. Refletir como se pautam as relações de
poder e identidade e como essas relações validam e caracterizam os conhecimentos ensinados nos
espaços escolares.



BIBLIOGRAFIA:

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas
educacionais. Educação e Sociedade, v.27, n.94, jan/abr 2006.

TADEU DA SILVA, T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:
Autêntica, 2013.