UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação II: Estado, Cidadania e Escolarização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17260
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Renascimento, Humanismo e reformas religiosas: repercussões no campo educativo. Infância, família e
indivíduo como construção histórica. Escola moderna: novos tempos, sujeitos e organização.
Experiências educativas em distintos territórios. Espaços, formas de educação e socialização na América
Portuguesa. Iluminismo, Revolução Francesa e os debates do homem novo no campo educacional.
Estado português, Reforma Pombalina e organização da profissão docente. Política joanina, cultura e
educação. Estado imperial e política educacional. A educação e a sociedade industrial do trabalho.
Formação docente: projetos em disputa. Ensino primário, secundário e superior no século XIX:
diferentes caminhos. Sujeitos da educação: crianças, mulheres e negros.


OBJETIVO(S):

- Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teóricometodológicos;

- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;

- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;

- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de
continuidades e descontinuidades;

- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;

- Oferecer subsídios para pesquisa em História da Educação.



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