UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado IV
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 8 CÓDIGO: FEBF06-17255
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio6 6 90
TOTAL 8 8 120

EMENTA:

ELABORAçãO E PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO PLANEJAMENTO GERAL E ESPECíFICO DO
TRABALHO DOCENTE AVALIAçãO E ENSINO DE HISTóRIA REFLEXãO CRíTICA DA EXPERIêNCIA DO
ESTáGIO SUPERVISIONADO PARA O APRIMORAMENTO DO TRABALHO DOCENTE E DISCENTE.


OBJETIVO(S):

CONSTRUçãO DA PRáXIS DOCENTE DO PROFISSIONAL DE HISTóRIA. OBSERVAçãO,
REGISTROS E DOCêNCIA NO ENSINO DA HISTóRIA PARA O ENSINO MéDIO. PROBLEMATIZAçãO,
PLANEJAMENTO, EXECUçãO E SOCIALIZAçãO DE AçõES REALIZADAS EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAçOS
ESCOLARES NAS SéRIES PROPOSTAS.



BIBLIOGRAFIA:

DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1995.

GONTIJO, Rebeca; MAGALHãES, Marcelo de Souza; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos (Org.). Escrita da
história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro Editora FGV, 2009.

REIS, Carlos Eduardo dos. História social e ensino. Chapecó: Argos, 2001.

SILVA, Cristiani Bereta da (Org. [et. al.). Experiências de ensino de história no estágio supervisionado.
Florianópolis, SC: UDESC, 2011.

SILVA, Luiz Heron (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. 4a ed. Petrópolis: Vozes, 2000.