UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Monografia II
CARGA HORÁRIA: 240 CRÉDITOS: 16 CÓDIGO: FEBF06-17254
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1212180
TOTAL 16 16 240

EMENTA:

ORIENTAçãO PARA A REDAçãO DE UMA MONOGRAFIA COMO TRABALHO DE CONCLUSãO DE
CURSO, DE ACORDO COM AS NORMAS PRóPRIAS DA UNIVERSIDADE E DA ABNT, A PARTIR DA
REALIZAçãO DE SEMINáRIOS DE NATUREZA TEóRICA E METODOLóGICA EM TORNO DAS PRáTICAS DE
PESQUISA HISTóRICA.


OBJETIVO(S):

DEBATER METODOLOGIAS E TéCNICAS DE ELABORAçãO DE UM TRABALHO CIENTíFICO DE
CONCLUSãO DE CURSO; POSSIBILITAR O DISCENTE A CONSTRUIR UMA MONOGRAFIA QUE REúNA OS
RESULTADOS DE SUA PESQUISA.



BIBLIOGRAFIA:

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

CERTEAU, M. A escrita da História. 3ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2011.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

REIS, José Carlos. História e Teoria. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 3ª ed. Rio de
Janeiro: ed. FGV, 2006.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília: Editora da
Universidade de Brasília, 1982.