UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Ensino de História II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17253
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

DEBATER AS PROBLEMáTICAS CONSCERNENTES AO ENSINO DE HISTóRIA E QUESTõES
CONTEMPORâNEAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA RELACIONADAS A QUESTõES COMO DEBATE RACIAL E
éTNICO, GêNERO E SEXUALIDADE E DESIGUALDADE SOCIAL.


OBJETIVO(S):

COMPREENDER O ENSINO DE HISTóRIA COMO CAMPO DE CONSTRUçãO DE
CONHECIMENTO; DEBATER AS TEMáTICAS DE ENSINO DE HISTóRIA E SUA RELAçãO COM AS
PROBLEMáTICAS ATUAIS DA SOCIEDADE; PROBLEMATIZAR O PAPEL DO DOCENTE DE HISTóRIA NA
EDUCAçãO BáSICA COMO MEDIADOR SOBRE DIFERENTES PROBLEMáTICAS SOCIAIS.



BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha. SOIHET, R. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2009.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Os perigos de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BARROSO, V. et al (Orgs). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST; Exclamação;
ANPUH/RS, 2010.

CERRI, L. F. Ensino de História e Consciência Histórica: implicações didáticas de uma discussão
contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

GONçALVES, M. A. et al (Orgs). Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: FGV Editora. 2012.
VIANA, Iamara. Num Corpo só: Ensino e Pesquisa. Revista ABPN, v. 13, p. 56-79, 2021.