UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 8 CÓDIGO: FEBF06-17250
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio6 6 90
TOTAL 8 8 120

EMENTA:

ELABORAçãO E PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO PLANEJAMENTO GERAL E ESPECíFICO DO
TRABALHO DOCENTE AVALIAçãO E ENSINO DE HISTóRIA REFLEXãO CRíTICA DA EXPERIêNCIA DO
ESTáGIO SUPERVISIONADO PARA O APRIMORAMENTO DO TRABALHO DOCENTE E DISCENTE.


OBJETIVO(S):

CONSTRUçãO DA PRáXIS DOCENTE DO PROFISSIONAL DE HISTóRIA. OBSERVAçãO,
REGISTROS E DOCêNCIA NO ENSINO DA HISTóRIA PARA OS 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROBLEMATIZAçãO, PLANEJAMENTO, EXECUçãO E SOCIALIZAçãO DE AçõES REALIZADAS EM
DIFERENTES TEMPOS E ESPAçOS ESCOLARES NAS SéRIES PROPOSTAS.



BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandez. Ensinar História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,
2004. ----. O saber histórico na sala de aula. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2004.

CERRI, L. F. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História
Regional. v.6, 2001.

MIRANDA, Sonia Regina. Cultura escolar, saberes docentes e História ensinada.São Paulo: Editora Unesp;
Juiz de Fora : EDUFJF,2007

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2º ed. São Paulo: Editora Scipione,
2009.