UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 8 CÓDIGO: FEBF06-17249
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio6 6 90
TOTAL 8 8 120

EMENTA:

ELABORAçãO E PRODUçãO DE MATERIAL DIDáTICO PLANEJAMENTO GERAL E ESPECíFICO DO
TRABALHO DOCENTE AVALIAçãO E ENSINO DE HISTóRIA REFLEXãO CRíTICA DA EXPERIêNCIA DO
ESTáGIO SUPERVISIONADO PARA O APRIMORAMENTO DO TRABALHO DOCENTE E DISCENTE.


OBJETIVO(S):

CONSTRUçãO DA PRáXIS DOCENTE DO PROFISSIONAL DE HISTóRIA. OBSERVAçãO,
REGISTROS E DOCêNCIA NO ENSINO DA HISTóRIA PARA OS 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROBLEMATIZAçãO, PLANEJAMENTO, EXECUçãO E SOCIALIZAçãO DE AçõES REALIZADAS EM
DIFERENTES TEMPOS E ESPAçOS ESCOLARES NAS SéRIES PROPOSTAS.



BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

BALDIN, Nelma. A História dentro e fora da escola. Florianópolis: Ed. da EFSC, 1989.

DAVIES, Nicholas (org.) Para além dos conteúdos do ensino de História. Niterói, Ed UFF, 2000.

DEMO, Pedro. Conhecer et aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHãES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de
história: sujeitos, saberes e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.