UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17242
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Repúblicas, cidadania e escolarização.Baixada Fluminense: história, memória e educação. Escola Nova:
Continuidades e descontinuidades. Organização da educação na Era Vargas. Educação e pensamento social
brasileiro no século XX. Educação e movimento operário. Movimentos de educação popular. Embates entre
publicistas e privatistas no campo educacional. Educação na ditadura militar (1964-1985). Os desafios
educacionais no contexto da redemocratização: projetos, sujeitos e experiências. A história da profissão docente
no Brasil. Metamorfoses da contemporaneidade no campo da educação: sequestro do público e degradação do
pedagógico.


OBJETIVO(S):

- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;

- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de
continuidades e descontinuidades;

- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;

- Refletir acerca das relações entre espaços, tempos, sujeitos, saberes e práticas escolares



BIBLIOGRAFIA:

ALGRANTI, Leila. Honradas e devotas: mulheres da colônia: condição
feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio
de Janeiro: José Olympio; Brasília: Edunb, 1993.

ARIèS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Ed.
Guanabara, 1978. BASTOS, Maria Helena Câmara. Educação pública e
independências na América espanhola e Brasil: experiências
lancasterianas no século XIX. RevistaHistoria de la
EducaciónLatinoamericana, vol. 14, núm. 18, enero-junio, 2012, p.
75-92.

BASTOS, Maria Helena Camara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). A
escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo:
EDIUPF, 1999.

BOTO, Carlota. O desencantamento da criança: entre a Renascença e o Século
das Luzes. In: FREITAS, Marcos Cezar de. KUHLMANN JR., Moysés. (Orgs).
Os intelectuais na história da infância. São Paulo, Cortez, 2002.

BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução
Francesa. São Paulo:Editora UNESP, 1996.

BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento. De Gutenberg a Diderot.
RJ: Jorge Zahar, 2003.

CAMBI, Francisco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CARDOSO, Tereza Fachada Levy. As aulas régias no Rio de Janeiro: do projeto
à prática (1759- 1834). Revista História da Educação, v. 3, n. 6, p.105-130,
1999.

CARUSO, Marcelo e DUSSEL, J. A invenção da sala de aula: uma genealogia
das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2004.

FONSECA, Marcus Vinícius. BARROS, Surya Pombo (orgs.). A história da
educação dos negros no Brasil. Niterói: EDUff, 2017.

FONSECA, Marcus Vinícius. A arte de construir o invisível: O negro na
historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da
Educação. Campinas: Autores Associados, nº 13 jan./abr. 2007.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. As Reformas Pombalinas no Brasil. Belo
Horizonte: Mazza Edições, 2011.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. O ensino régio na Capitania de Minas
Gerais (1772-1814). BeloHorizonte: Autêntica, 2010.

FONSECA, Thaís Nivia de Lima e. Letras, Ofícios e Bons Costumes:

Civilidade, Ordem eSociabilidade na América Portuguesa. Belo Horizonte:
Autêntica, 2009.

GéLIS, Jacques. A individualização da criança. In. ARIèS, Philippe, DUBY,
Georges (Dir.). Históriada Vida Privada. Vol. 3. São Paulo: Cia. das Letras,
1991, p. 311-329.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O Aparecimento da Escola Moderna. Uma
História Ilustrada. BeloHorizonte, Autêntica, 2006.

LADURIE, Emmanuel Le Roy. O mendigo e o professor: a saga da família
Platter no séc.XVI. Riode Janeiro: Rocco, 1999.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. As origens da educação pública: a instrução
na revoluçãoburguesa do século XVIII. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008,
152 p. (Col. EDVCERE, 7).

LOPES, Eliane et al (orgs). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte:
Autêntica, 2000. MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança
abandonada na História do Brasil.1726- 1950. In: FREITAS, Marcos Cezar de
(org). História Social da Infância no Brasil. São Paulo, Cortez,2011.
MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José. Viagens pedagógicas. São Paulo:
Cortez, 2007. NóVOA, Antonio. O processo histórico de profissionalização
do professorado. p.12-19. In:NóVOA, A. (Org.). Profissão professor.
Porto: Porto Editora, 1991, p.9-32.

PALLARES-BURKE. Educação das massas: uma sombra no século das luzes.
In: VIDAL, Diana. HILSDORF, M. L. S. (Orgs.). Brasil 500 anos: tópicas em
história da educação. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
PRADO, Maria Ligia Coelho, VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). à margem dos
500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002.

PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto,
2004.

RIZZINI, I. (Org.). Crianças desvalidas, indígenas e negras no Brasil: Cenas
da Colônia, do Império e da República. Rio de Janeiro: Amais/CESPI-USU,
2000.

SEVCENKO, Nicolau. Os humanistas: uma nova visão de mundo. In: . O
Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: UNESP, 1985. p. 14-23.
SCHELBAUER, Analete. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do
século XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias
e memórias da educação no Brasil. Volume II: Século XIX. Petrópolis: Vozes,
2005. p.132-149.

GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no
Império brasileiro. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

SCHUELER, Alessandra. Crianças e escolas na passagem do Império para a
República. Revista Brasileira de História, São Paulo , v. 19, n. 37, p. 59-84,
Set. 1999.

SCHUELER, Alessandra. A ´infância desamparada´ no asilo agrícola de Santa
Isabel: instruçãorural e infantil (1880-1886). Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 26, n.1, p.119-133, Jan. 2000.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histórias e
memórias da educaçãono Brasil, vol. 1: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, 2014.

VARELA, Julia, ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria et
Educação, n. 6, PortoAlegre: Pannonica, 1992, p. 68-96.

VEIGA, Cynthia. História da educação. São Paulo: ática, 2007.
VIDAL, Diana; Sá, Elizabeth; SILVA, Vera Lucia. Obrigatoriedade
escolar no Brasil. Cuiabá:EDUFMT, 2013.

VINCENT, G., LAHIRE, B. et THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma
escolar. Educação em Revista. Dossiê: Trabalho e Educação. Revista da
Faculdade de Educação da UFMG, 33, junho, 2001.

TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América. A questão do outro. 2. ed. São
Paulo: Martins Fontes, 1988.