UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da África II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17241
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

REFLEXõES HISTóRICAS SOBRE A áFRICA. VISãO GERAL SOBRE A HISTORIOGRAFIA SOBRE A
áFRICA CONTEMPORâNEA. AS IMPLANTAçõES EUROPéIAS EM áFRICA E A RESISTêNCIA AFRICANA A
ESSAS. A áFRICA E AS GUERRAS MUNDIAIS. DESCOLONIZAçãO AFRICANA: FATORES E GRUPOS MOTORES.
OS MOVIMENTOS DE LIBERTAçãO. A EMANCIPAçãO DOS TERRITóRIOS E A BALCANIZAçãO DA áFRICA. A
QUESTãO DA UNIDADE NACIONAL, CONFLITOS éTNICOS E REGIONAIS. O ESTADO PóS-COLONIAL.
SUBDESENVOLVIMENTO, CRISE AGRíCOLA, DEPENDêNCIA ALIMENTAR E FOME. IDENTIDADES,
ALTERIDADES E HIBRIDISMOS.


OBJETIVO(S):

APRESENTAR AO ALUNO UM PANORAMA GERAL DA HISTóRIA E DA HISTORIOGRAFIA DO
CONTINENTE AFRICANO NA CONTEMPORANEIDADE; DEBATER OS IMPACTOS SOCIAIS, ECONôMICOS E
POLíTICOS DO IMPERIALISMO EUROPEU SOBRE O CONTINENTE; ENTENDER O PROCESSO DE
DESCOLONIZAçãO E SEU IMPACTO NA QUESTãO DA IDENTIDADE E NA FORMULAçãO DE PENSAMENTO
CRíTICO NA REGIãO



BIBLIOGRAFIA:

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. A áfrica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1997.

DAVIDSON, Basil. O fardo do Homem Negro. Os efeitos do estado-nação em em áfrica. Porto: Campo
das Letras: 2000.

HERNANDEZ, Leila. A áfrica na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro,
2005.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.
----. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.

OLIVER, Roland. A experiência africana. Da Pré-História aos dias atuais. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.