UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da América III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17240
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

OS DILEMAS DA AMéRICA HISPâNICA NO PERíODO PóS-INDEPENDêNCIA: IDENTIDADE
NACIONAL, MODERNIZAçãO, AS RELAçõES COM O HEMISFéRIO NORTE (EUROPA EUA). SEC.XX:
POPULISMO, REVOLUçãO, MILITARISMO NA AMéRICA LATINA, DITADURAS MILITARES NA AMéRICA
LATINA; ESTADOS UNIDOS E IMPERIALISMO.


OBJETIVO(S):

ANALISAR AS TRANSFORMAçõES DO ESTADO NACIONAL LATINO-AMERICANO NO QUE
TANGE A POLíTICA, ECONOMIA E CULTURA NO SéCULO XX; COMPREENDER O PROCESSO DE
CRESCIMENTO DA ESQUERDA POLíTICA NA AMéRICA LATINA E DA ECLOSãO DE MOVIMENTOS
REVOLUCIONáRIOS; ANALISAR OS PROCESSOS DE DITADURA CIVIL-MILITAR E DE TRANSIçãO POLíTICA à
DEMOCRACIA; DISCUTIR A APLICAçãO DO NEOLIBERALISMO E A ATUAçãO DOS MOVIMENTOS DE
RESISTêNCIA NA AMéRICA LATINA.



BIBLIOGRAFIA:

CANCLINI, Nestor(coord). Culturas da Ibero-America. São Paulo: Moderna, 2003.

CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo: UNESP, 2000.

MOURA, Gerson. Estados Unidos e América Latina. São Paulo: Contexto, 1991.
NOVAES, Adauto.(org.) Oito visões da América Latina. São Paulo: Senac, 2006.
PRADO, Maria Lígia. O populismo na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1984.
TOTA, Antonio P. O imperialismo sedutor. São Paulo: Cia das Letras, 2000.