UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História Moderna
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17235
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A FORMAçãO DOS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. O CONCEITO DE MODERNIDADE. A EXPANSãO
MARíTIMA E COMERCIAL. A REFORMA E A CONTRAREFORMA. O RENASCIMENTO CULTURAL. O
PENSAMENTO LIBERAL. AS REVOLUçõES BURGUESAS. A DIVISãO SOCIAL DO TRABALHO E A EXPERIêNCIA
E CONDIçãO OPERáRIA. OS SOCIALISMOS. O INDIVIDUALISMO BURGUêS. IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO.


OBJETIVO(S):

COMPREENDER A FORMAçãO DO MUNDO MODERNO COM êNFASE NOS ASPECTOS SOCIAIS,
ECONôMICOS E CULTURAIS QUE MOLDARAM A SOCIEDADE OCIDENTAL; ANALISAR SUAS ABORDAGENS
TEóRICAS E DE ENSINO.



BIBLIOGRAFIA:

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes, tradução de Ruy Jungmann. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, vol. 1, 1990.

----. O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização, tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, vol. 2, 1993.

NOVAES, Adauto. (org.) A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo/Campinas: Atual, Ed. da UNICAMP, 1988.