UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Ensino de História I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17234
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O CURSO SERá BASEADO NA PERSPECTIVA DO CONTEúDO E PRáTICA DO DOCENTE DA
EDUCAçãO BáSICA COMO UM FORMATO ESPECíFICO E DE CARACTERíSTICAS PRóPRIAS DE UMA
NARRATIVA HISTORIOGRáFICA. ASSIM, O AMBIENTE ESCOLAR E OUTROS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO
DE PRáTICAS DE ENSINO SERãO ABORDADOS COMO ESPAçOS DE CONSTRUçãO DE CONHECIMENTO
CIENTíFICO, CONCEITUALMENTE EMBASADOS, A PARTIR DA PERCEPçãO DA IDEIA DO PROFESSORPESQUISADOR. COM ISSO, SERãO DESENVOVLVIDOS DEBATES ACERCA DA RELAçãO ENTRE CONCEITOS
RELATIVOS A TRANSPOSIçãO DIDáTICA E SABER DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO CONNHECIMENTO
TEóRICO SOBRE O ENSINO DE HISTóRIA.


OBJETIVO(S):

ANALISAR VISõES TEóRICAS ACERCA DA PRáTICA DO DOCENTE DE HISTóRIA; PERCEBER O
PROFESSOR DA EDUCAçãO BáSICA E SUA PRáTICA COTIDIANA DOCENTE COMO, RESPECTIVAMENTE,
AGENTE E AMBIENTE DE CONSTRUçãO DO CONHECIMENTO; RELACIONAR METODOLOGIAS DE ENSINO
DE HISTóRIA COM A CONCEITUAçãO TEóRICA PEDAGóGICA DA TRANSPOSIçãO DIDáTICA E DO SABER
DOCENTE



BIBLIOGRAFIA:

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre o campo de pesquisa. 115eoría e
educação. Porto Alegre: n. 2, 1990.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique
Grupo Editor, 1995.

FONSECA, T, N. História e ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FORQUIN, J-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação. Nº
5, Porto Alegre: Pannônica, 1992

MATTOS, Ilmar Rohloff de. Mas não somente assim! Leitores, autores, aulas como texto e o ensinoaprendizagem de História. Tempo. Niterói: vol.11, n.21, 2006.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores: entre saberes e práticas. Educação et Sociedade. Campinas: vol.22,
n.74, 2001.