UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da América
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17233
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

As sociedades indo-americanas antes da conquista europeia. A conquista europeia e seu impacto sobre
as sociedades indo-americanas. As Américas durante o período colonial (séculos XVI ao XVIII): estrutura e
dinâmica dos sistemas coloniais. Dimensões econômicas políticas e socioculturais. As relações e
especificidades das experiências hispano-americana e anglo-saxã. Crise dos sistemas coloniais.


OBJETIVO(S):

ANALISAR AS ALIANçAS E RESISTêNCIAS ENTRE COMUNIDADES INDíGENAS E ESPANHóIS; COMPREENDER
A RELIGIãO E O COMéRCIO COMO MOTORES DA CONQUISTA E COLONIZAçãO BRITâNICAS; DEBATER
REFORMAS, ILUSTRAçãO E OS EMBATES ENTRE METRóPOLES E COLôNIAS NO SéCULO XVIII.



BIBLIOGRAFIA:

BERNAND, Carmen et GRUZINZKI, Serge. História do Novo Mundo: Da Descoberta à Conquista, uma
Experiência Européia, 1492-1550. 2ª ed. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

BETHELL, Leslie.(org.). História da América Latina. São Paulo, Edusp, 1998, 1v. e 2v.
BLACKBURN, Robin. A construção do escravismo no Novo Mundo. Rio de Janeiro: Record, 2003.

NEWSON, Linda A. Indian population patterns in colonial Spanish America. Latin American Research
Review, Pittsburgh, v. 20, n. 3, p. 41-74, 1985.

SCHWARTZ, Stuart B. e LOCKART, James. A América Latina na época Colonial. Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 2002.

RAMINELLI, Ronald. A era das conquistas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.