UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Seminário em Pesquisa Histórica
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF06-17225
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

O CURSO SE BASEARá NO DEBATE DE METODOLOGIAS DISTINTAS DE PESQUISA HISTóRICA
ORIENTADO PELO DOCENTE A PARTIR DE VIVêNCIAS PRáTICAS DE ALUNOS, VIA BOLSAS DE INICIAçãO
CIENTíFICA E EXTENSãO OU PARTICIPAçãO VOLUNTáRIA EM PESQUISA. COM ISSO, O DISCENTE SERá
ESTIMULADO A CONHECER ARQUIVOS DIVERSOS A FIM DE ESIMULá-LO A PREPARAR UM TEMA DE
PESQUISA A SER DESENVOLVIDO COMO TRABALHO DE CONCLUSãO DE CURSO.


OBJETIVO(S):

DEBATER COM OS ALUNOS METODOLOGIAS DE PESQUISA HISTóRICA DE DIFERENTES
VERTENTES; PROPICIAR UM ESPAçO PARA APLICAçãO PRáTICA DOS CONHECIMENTOS TEóRICOS
ADQUIRIDOS PELOS ALUNOS A FIM DE PREPARá-LOS PARA A ELABORAçãO DE UM TRABALHO DE
CONCLUSãO DE CURSO



BIBLIOGRAFIA:

BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

CHARLE, Christophe. Homo Historicus: reflexões sobre a história, os historiadores e as ciências sociais.
Porto Alegre: Editora UFRGS; Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

MILLS, Wrigth C. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PINSKY, Carla Bassenezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.