UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História Antiga
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17224
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Revolução Neolítica e Revolução Urbana. O sistema social palatino-aldeão no Oriente Próximo
(Egito e Mesopotâmia). A constituição do conhecimento histórico acerca da Antiguidade Clássica. O
sistema social políade ou cívico (Grécia e Roma). Escravismo. Mediterrâneo Antigo. Impérios: formação,
expansão e desagregação.


OBJETIVO(S):

Visa-se à compreensão das estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas da Antiguidade e à
crítica dos discursos sobre a Antiguidade na sociedade contemporânea; Apresentar e debater as principais
tradições historiográficas acerca dos estudos das sociedades antigas; Debater as especificidades,
potencialidades de estudar História Antiga no Brasil; Compreender formas de tratamento das sociedades
antigas e refletir sobre as possibilidades de abordagem na Educação Básica.



BIBLIOGRAFIA:

CARDOSO, C. Sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: ática, 1980.

----. A cidade-estado antiga. São Paulo ática, 1996.

FLORENZANO, M. B. O mundo antigo: economia e sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001.

GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.

MOHKTAR, Gamal (org.). História Geral da áfrica II áfrica antiga. Brasília: UNESCO, 2010.