UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DISCIPLINA: A zona costeira do Rio de Janeiro: Processos, Geomorfologia e Evolução
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG05-17111
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Ciências Ambientais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1. Introdução ao estudo das praias e da zona costeira. Características da zona costeira do Rio de Janeiro. Oscilações do nível do mar no Quaternário e sua influência na evolução dos ambientes costeiros do Rio de Janeiro. Conflitos de uso do espaço na zona costeira.

2. Morfologia e sedimentos das praias. Comportamento das ondas em águas rasas. O transporte de sedimentos nas praias. Classificação Mofodinâmica de Praias. Recursos e serviços ambientais da zona costeira.

3. Balanço de sedimentos e processos de erosão. Projetos de recuperação de praias.

4. Vulnerabilidade da Zona Costeira do Rio de Janeiro: questões sobre elevação do nível do mar, erosão costeira e urbanização.

4. Metodologias utilizadas no estudo das praias, medições de campo e exercícios práticos.


OBJETIVO(S):

O principal objetivo da unidade curricular é compartilhar o conhecimento e a experiência prática em estudos centrados na evolução, processos e geomorfologia da zona costeira, e analisar a resposta desse sistema à intervenções antrópicas, tendo como estudo de caso a zona costeira do

Estado do Rio de Janeiro. O curso inclui conteúdos teóricos condensados, uma viagem de campo para visitar diferentes ambientes costeiros do Rio de Janeiro e aplicação dos conhecimentos adquiridos em exercícios práticos com dados fornecidos e coletados em campo.



BIBLIOGRAFIA:

Brown E et Park D (eds.), 2000. Waves, tides and shallow-water processes.Open University Oceanography Course Team. Butterworth-Heinemann. 187p.

Ciavola, P. et Coco, G. (Eds.), 2017. Coastal Storms: Processes and Impacts. John Wiley and Sons, Chichester, 288 p.

Davidson-Arnott, R. 2010. An Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. New York: Cambridge University Press, 458 p.

Komar, P. D., 1998. Beach processes and sedimentation. 2nd ed. Prentice Hall. 544 p.

Masselink G. et Hughes, M., 2003. Introduction to Coastal Processes and Geomorphology. Oxford University Press. 354p.

Muehe, D. 1996. Caracterização físico-natural da plataforma continental interna e área costeira adjacente. In: MMA/UFRJ/FUJB/LAGET. Macrodiagnóstico da zona costeira do Brasil na escala da União. p. 83-100

Muehe, D.; Rosman, P. C. C. 2011 Impactos sobre o meio físico.In: Gusmão, P. P de. (Org.)

Megacidades, vulnerabilidades e mudanças climáticas: região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ. p. 41-122. Relatório técnico.

Muehe, D.; Lins-de-Barros, F. M.; Bulhões, E. M. R.; Klumb-Oliveira, L. A.; Pinto, N.; Sperle, M. 2018. Rio de Janeiro. In: Ministério do Meio Ambiente (Ed.) Panorama da erosão costeira no Brasil. Brasília: MMA,. p. 478545.