UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
DISCIPLINA: Fundamentos da ciência do solo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG05-17076
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Ciências Ambientais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Origem da ciência do solo; Fatores e processos de formação dos solos; Horizontes de solo e horizontes

diagnósticos; Os constituintes do solo: minerais, orgânicos e vazios; Características morfológicas, físicas e químicas

dos solos; Solos brasileiros: o sistema brasileiro de classificação de solos; degradação dos solos: erosão,

compactação e contaminação;

AULAS PRáTICAS: Trabalho de campo com duração de três dias para reconhecimento em campo dos principais

solos presentes no estado do Rio de Janeiro e conhecimento dos processos de erosão e degradação dos solos em

ambientes rurais. E aulas de laboratório


OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ter uma noção sobre os processos de formação dos solos, bem

como dos fatores envolvidos na sua formação. Conhecer as limitações de utilização dos solos e seus potenciais de

uso e conservação.


PRÉ-REQUISITO 1:

IGEOG05-17066 Geologia Geral  ou
IGEOG05-17072 Geomorfologia
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, O. Solos das regiões tropicais. FEPAF, 2006.

IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Manual Técnico de Pedologia. Disponível em:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursosnaturais/pedologia/

KIEHL, E.J. (1979). Manual de Edafologia: relações solo-planta. Agronômica Ceres, São Paulo, 262 p.

LEMOS, R. C. et SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3a ed. Campinas: SBCS/EMBRAPA

LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo, Oficina de Textos, 2011, 456p.

OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada. FEALQ. 3ª. Edição. 2008.

RESENDE, M., CURI, N., REZENDE, S. B. et CORRêA, G. F. (1995). Pedologia: base para distinção de ambientes.

Viçosa. NEPUT, 304 p.

SANTOS, H. G. et al. (2014). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 4a edição. Brasília, DF, E-book.

Complementar:

BERTONI, J. et LOMBARDI NETO, F. (1990). Conservação dos solos. ícone, São Paulo, 355 p.

GUERRA, A. J. T., SILVA, A. S. et BOTELHO, R. G. M. (Orgs.). (1999). Erosão e Conservação dos Solos - conceitos,

temas e aplicações. BCD União de Editoras S.A. - Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 340 p.

PEREIRA, V. P., FERREIRA, M. E. et CRUZ, M. C. P. (1994). Solos altamente suscetíveis à erosão. Sociedade Brasileira

de Ciência do Solo, Jaboticabal, SP, 253 p.