UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTEGRADAS
DISCIPLINA: Como Ler Artigos Médicos em Inglês
CARGA HORÁRIA: 20 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM14-17047
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCM - Medicina. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0120
TOTAL 0 1 20

EMENTA:

1) TIPOS DE ARTIGO

2) ESTRUTURAçãO DE UM ARTIGO CIENTíFICO

3) DIFERENTES FORMAS DE TíTULO EM INGLêS

4) PONTOS FORTES E FRACOS DE RESUMOS NA LíNGUA INGLESA

5) COMO IDENTIFICAR OS OBJETIVOS DO TRABALHO

6) FORMAS ADEQUADAS PARA DESCRIçãO DOS MéTODOS DO TRABALHO

7) USO ADEQUADO DE TABELAS E FIGURAS

8) EXPRESSõES EM INGLêS MAIS ADEQUADAS AO TEXTO MéDICO CIENTíFICO

9) ERROS MAIS COMUNS DE USO DA LíNGUA INGLESA POR NãO-NATIVOS

10) DIFERENTES MANEIRAS DE APRESENTAR AS REFERêNCIAS BIBLIOGRáFICAS

11) COMO FUNCIONA O PROCESSO EDITORIAL PARA PUBLICAçãO DE ARTIGOS



OBJETIVO(S):

Conhecer as diversas formas de apresentação de um artigo científico;

Analisar a estrutura padrão de um artigo científico original;

Capacitar o aluno a criticar os títulos e resumos dos trabalhos científicos;

Habilitar o aluno para uso correto da língua inglesa em textos médicos.

Orientar o aluno a evitar os erros mais frequentes de uso do inglês médico científico



BIBLIOGRAFIA:

Marlow MA. Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics 2014;69(3):153-157.

Pierson DJ. The top 10 reasons why manuscripts are not accepted for publication. Respir Care 2004; 49(10):1246 -1252.

BRANSON RD. Anatomy of a research paper. Respir Care 2004;49(10):1222-1228.

European Association of Science Editors. Ease guidelines for authors and translators of scientific articles to be published in English. 2015. Available on www.ease.org.uk.