UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Economia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15841
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

NOçõES BáSICAS DE ECONOMIA. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO. AS DIFERENTES CRíTICAS PRODUZIDAS EM RELAçãO à TEORIA DO CAPITAL HUMANO. àS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAçãO DO TRABALHO. INVESTIMENTO EM EDUCAçãO. DESENVOLVIMENTO ECONôMICO E EDUCAçãO. ECONOMIA E O VALOR DO CONHECIMENTOS E COMPETêNCIAS/ HABILIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS.

OBJETIVO(S):

- Discutir a relação entre economia e educação;

- Abordar a teoria do capital humano e as diferentes críticas desenvolvidas;

- Analisar o papel da escola pública enquanto formadora para as demandas econômicas.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08190 Top Esp VI- Economia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

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GIANNOTTI, José Arthur. Trabalho e Reflexão: ensaios para uma dialética da sociabilidade. São Paulo, Brasiliense, 1983.

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GORZ, André. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo, Martins Fontes, 1973.

HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre a história operária. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

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KEUNZER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo, Cortez, 1986.

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NETTO, José Paulo e BRAZ. Economia Política: uma introdução Crítica. São Paulo, Editora Cortez, 2006.

RAMOS, Marise. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? São Paulo, Cortez, 2001 p. 25-70

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Caxambu, MG. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual d ANPED. 2006.

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