UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Políticas Tecnológicas da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15840
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A RELAçãO ENTRE TECNOLOGIA, CULTURA DA INFORMAçãO, ECONOMIA E EDUCAçãO; A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE PRODUçãO E REPRODUçãO SOCIAL; POLíTICA PúBLICA DE EDUCAçãO PROFISSIONAL E TECNOLóGICA (EPT); TECNOLOGIA E A REESTRUTURAçãO DO APARELHO DE ESTADO, VISANDO SUA MODERNIZAçãO NO CONTROLE DAS POLíTICAS EDUCACIONAIS; TV ESCOLA E O PROJETO DE INFORMATIZAçãO DAS ESCOLAS PúBLICAS BRASILEIRAS (PROINFO); INOVAçõES TECNOLóGICAS E O DISCURSO DA QUALIDADE E EQUIDADE DA EDUCAçãO; POLíTICAS E PROGRAMAS LOCAIS CENTRADOS NO USO DAS INOVAçõES TECNOLóGICAS. EAD.

OBJETIVO(S):

Discutir o avanço tecnológico e seus reflexos no campo das políticas educacionais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08208 Top Esp II- Políticas Tecnológicas da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BASTOS, J. A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Tecnologia et Educação. Curitiba: Cefet-PR, 1998, p. 31-52.

DOURADO, Luiz Fernando; PIRES, Luciene Lima. Políticas de Educação tecnológica. Uma nova institucionalidade para a Educação Superior. Jornal de Políticas Educacionais. Vol. 1, Nº 1 (março de 2007) pp. 54-75

GARCIA, N. M. D. et LIMA FILHO, D. L. Politecnia ou Educação Tecnológica: desafios ao ensino médio e à educação profissional. In: XXVII Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica, Concepção e Diretrizes. Brasília, MEC, SETEC, 2010, 23p.