UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em História da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15820
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Estado, sociedade e instituições educativas. Sujeitos, espaços e práticas educativas. Debates e políticas educacionais: diálogos passado/presente.

OBJETIVO(S):

Debater temas atuais do campo da educação brasileira, sob a perspectiva histórica.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08052 Introd à Pedagogia: Hist, Formação e Campos de Atuação
EDU05-08182 Top Esp V- História do Processo de Escolarização
 
BIBLIOGRAFIA:

BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.

CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CARDOSO, Ciro Flamarion. América pré-colombiana. 9. reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2004.

JAEGER, Werner. ´O lugar dos gregos na história da educação´. In: Paidéia. A formação do homem Greco. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

JULIA, Dominique. ´A cultura escolar como objeto histórico´. Revista Brasileira de História da Educação. Número 1, Campinas, Autores Associados, 2001.

MOKHTAR, Gamal. HISTóRIA GERAL DA áFRICA II. áfrica Antiga. Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura. Brasília: UNESCO, 2010;

VEYNE, PAUL. ´Educação´. In: História da vida privada 1. Do Império Romano ao ano mil. São Paulo, Círculo dos leitores, 1989.

VEIGA, Cynthia Greive. Universidades, colégios e saberes (séculos XII a XVIII). In: História da Educação, São Paulo, ática, 2007