UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Patrimônio Cultural, Memória e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15816
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

HISTóRIA DA EDUCAçãO E PATRIMôNIO CULTURAL.

MEMóRIA, ESCOLA E EDUCAçãO.

INSTITUIçõES CULTURAIS E PRESERVAçãO.

POLíTICAS PúBLICAS E PATRIMôNIO EDUCACIONAL.



OBJETIVO(S):

- ANALISAR AS RELAçõES ENTRE PATRIMôNIO, MEMóRIA E HISTóRIA DA EDUCAçãO.

- EXAMINAR CONCEITOS COMO EDUCAçãO, CULTURA, MEMóRIA E PATRIMôNIO.

- PENSAR SOBRE CULTURA MATERIAL ESCOLAR, ARQUIVOS E INSTITUIçõES DE GUARDA.

- ANALISAR POLíTICAS PúBLICAS PARA PRESERVAçãO DA MEMóRIA ESCOLAR NO BRASIL.

- REFLETIR ACERCA DO CAMPO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA PRESENTE NAS INSTITUIçõES CULTURAIS E MUSEUS.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08185 Top Esp VI- Educação e Patrimônio Cultural
 
BIBLIOGRAFIA:

CAVALCANTE, MARIA MARINA DIAS; FERREIRA, EVELINE ANDRADE; CARNEIRO, ISABEL

MAGDA SAID PIERRE. A PRáTICA EDUCACIONAL DO PEDAGOGO EM ESPAçOS FORMAIS E NãO FORMAIS. IN: REVISTA

CAZELLI, SIBELE; COSTA, ANDRéA FERNANDES; MAHOMED, CARLA. O QUE PRECISA TER UM FUTURO PROFESSOR EM SEU CURSO DE FORMAçãO PARA VIR A SER UM PROFISSIONAL DE EDUCAçãO EM MUSEUS. IN: ENSINO EM RE-VISTA, UBERLâNDIA, V.17, N.2, P.579-595, JUL./DEZ. 2010. DISPONíVEL

EM: HTTP://WWW.SEER.UFU.BR/INDEX.PHP/EMREVISTA/ISSUE/VIEW/599.

CURY, MARíLIA XAVIER. EDUCAçãO EM MUSEUS: PANORAMAS, DILEMAS E ALGUMAS

PONDERAçõES. IN: ENSINO EM RE-VISTA, UBERLâNDIA, V.20, N.1, P.13-28, JAN/JUN. 2013.

CHUVA, MARCIA. POR UMA HISTóRIA DA NOçãO DE PATRIMôNIO CULTURAL NO BRASIL. REVISTA DO

PATRIMôNIO HISTóRICO E ARTíSTICO NACIONAL, 2012.

CHAGAS, MARIO. MEMóRIA E PATRIMôNIO. REVISTA QUESTãO. INFORMAçãO E COMUNICAçãO, 2012.

FUNARI, PEDRO PAULO. PATRIMôNIO HISTóRICO E CULTURAL. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2006

JULIA, DOMINIQUE. ´A CULTURA ESCOLAR COMO OBJETO HISTóRICO´. IN: REVISTA BRASILEIRA DE HISTóRIA DA EDUCAçãO, N. 1, JAN/JUN, 2001.

HORTA, MARIA DE LOURDES PARREIRA; GRUNBERG, EVELINA; MONTEIRO, ADRIANE

QUEIROZ. GUIA BáSICO DE EDUCAçãO PATRIMONIAL. BRASíLIA: IPHAN; MUSEU IMPERIAL, 1999

LE GOFF, JACQUES. HISTóRIA E MEMóRIA. CAMPINAS (SP): ED. UNICAMP, 2003

MARANDINO, MARTHA (ORG.). EDUCAçãO EM MUSEUS: A MEDIAçãO EM FOCO. SãO PAULO, SP:

GEENF/FEUSP, 2008

LOPES, V. V. MEMóRIA, HISTóRIA E HISTóRIA ORAL. REVISTA ELETRôNICA HISTóRIA, EDUCAçãO et

TECNOLOGIAS. V. 1, Nº 2, P. S/N. 2012.

MATOZZI, I. DIDáTICA DA HISTóRIA E EDUCAçãO PARA O PATRIMôNIO. DISPONíVEL EM

HTTP://REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR/FUNDAMENTAL2/DIDATICA-HISTORIA-EDUCACAO-PATRIMONIO-FONTESHISTORICAS-753032.SHTML

PACHECO, RICARDO. EDUCAçãO, MEMóRIA E PATRIMôNIO: AçõES EDUCATIVAS EM MUSEU E O ENSINO DE HISTóRIA. REVISTA BRASILEIRA DE HISTóRIA. SãO PAULO, V. 30, Nº 60, P. 143-154 - 2010

NORA, P. ENTRE MEMóRIA E HISTóRIA: A PROBLEMáTICA DOS LUGARES. PROJETO HISTóRIA (REVISTA

DO PROGRAMA DE ESTUDOS PóS-GRADUADOS EM HISTóRIA/DEPARTAMENTO DE HISTóRIA, PUC-SP),

SãO PAULO, V.10, P.7-28, 1993.

OLIVEIRA, LúCIA LIPPI. CULTURA é PATRIMôNIO: UM GUIA. RIO DE JANEIRO: ED. FGV, 2008.

POULOT, DOMINIQUE. UMA HISTóRIA DO PATRIMôNIO NO OCIDENTE. SãO PAULO: ESTAçãO LIBERDADE, 2009

POSSAMAI, ZITA ROSANE. PATRIMôNIO E HISTóRIA DA EDUCAçãO: APROXIMAçõES E POSSIBILIDADES DE PESQUISA. REVISTA HISTóRIA DA EDUCAçãO. V. 16, N. 36, JAN./ABR., 2012.

POSSOLI, T. A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL: A CSN COMO PATRIMôNIO HISTóRICO EM

SIDERóPOLIS. MONOGRAFIA. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC. 2008. DISPONíVEL EM HTTP://WWW.BIB.UNESC.NET/BIBLIOTECA/SUMARIO/000038/00003826.PDF

ROSSI, CLáUDIA MARIA SOARES. EDUCAçãO PATRIMONIAL E HISTóRIA DA EDUCAçãO: CONTRIBUIçõES PARA A FORMAçãO DE PROFESSORES. HORIZONTES, V. 35, N. 1, P. 113-120, JAN./ABR. 2017

SILVA. BáRBARA VIRGINIA GROFF DA. EDUCAçãO PARA O PATRIMôNIO NA ESCOLA: EXPERIêNCIAS

NO ESTAGIO EM DOCêNCIA EM HISTóRIA. IN: GIL; CARMEM ZELI DE VARGAS. ET AL.(ORG.). PATRIMôNIO

CULTURAL E ENSINO DE HISTóRIA. EDELBRA, PORTO ALEGRE. 53-69. 2014.

SILVA. MONICA M. DA.; DELGADO, ANDREIA F. ENSINO DE HISTóRIA E EDUCAçãO

PATRIMONIAL: EXPERIêNCIAS DE ENSINO E PESQUISA NA EDUCAçãO BáSICA. IN; GIL, CARMEM Z.V;

TRINDADE. RHUAN T.Z. PATRIMôNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTóRIA. PORTO ALEGRE, RS;

EDELBRA, 2014.

SILVEIRA, L. A.; BONATO, N. M. C. EDUCAçãO et CIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NA PRESERVAçãO DO PATRIMôNIO CULTURAL. IV ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2008. DISPONíVEL EM HTTP://WWW.ANPPAS.ORG.BR/ENCONTRO4/CD/ARQUIVOS/GT8-1069-1031-20080510222854.PDF

SOARES, A. L. R. PROJETO DE EDUCAçãO PATRIMONIAL: RETROSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. IN:

SOARES, A. L. R. ET AL. (ORG). EDUCAçãO PATRIMONIAL: RELATOS E EXPERIêNCIAS. SANTA MARIA:

UFSM, 2003, P.109-114.

SOUZA, ROSA FáTIMA DE. PRESERVAçãO DO PATRIMôNIO ESCOLAR NO BRASIL: NOTAS PARA UM DEBATE. REVISTA LINHAS, 2013.

SOUZA, RENATA DO NASCIMENTO DE. O PEDAGOGO E OS ESPAçOS NãO ESCOLARES: A ATUAçãO

NOS MUSEUS. 2016. 121F. DISSERTAçãO (MESTRADO) - PONTIFíCIA UNIVERSIDADE CATóLICA DO RIO DE

JANEIRO, DEPARTAMENTO DE EDUCAçãO, 2016.

VIDAL, DIANA GONçALVES. ´CULTURA E PRáTICA ESCOLARES: UMA REFLEXãO SOBRE OS DOCUMENTOS E ARQUIVOS ESCOLARES´ IN: SOUZA, ROSA FáTIMA DE et VALDEMARIN, VERA TERESA (ORGS.). A CULTURA ESCOLAR EM DEBATE - QUESTõES CONCEITUAIS, METODOLóGICAS E DESAFIOS PARA A PESQUISA. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.