UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Educação, Medicalização e Drogas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15815
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

HISTóRIA DAS DROGAS NAS SOCIEDADES ANTIGAS E MODERNAS. EMERGêNCIA HISTóRICA DAS POLíTICAS PROIBICIONISTAS E DE REDUçãO DE DANOS E RISCOS. DROGA COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL. FUNçãO PEDAGóGICA DAS POLíTICAS DE DROGAS. EDUCAçãO E EDUCADORES NO DEBATE SOBRE DROGAS. PROBLEMATIZAçãO DA PRODUçãO DE PROGRAMAS E MATERIAIS DIDáTIDOS/PARADIDáTICOS SOBRE DROGAS NO BRASIL.

OBJETIVO(S):

- COMPREENDER, HISTORICAMENTE, OS USOS DE SUBSTâNCIAS PSICOATIVAS EM SOCIEDADES E CULTURAS DISTINTAS.

- EXAMINAR AS POLíTICAS PROIBICIONISTAS CONTEMPORâNEAS PARA AS DROGAS à LUZ DA GEOPOLíTICA DO CAPITAL.

- ANALISAR OS CONTEXTOS DE EMERGêNCIA DOS CONCEITOS DROGAS, SUBSTâNCIAS PSICOATIVAS, PSICOTRóPICAS E ENTEóGENAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORâNEAS, ASSIM COMO VíCIO E DEPENDêNCIA QUíMICA, ENTRE OUTROS.

- ANALISAR OS CONTEXTOS SOCIAIS DE EMERGêNCIA DOS CONCEITOS DE PATOLOGIZAçãO, MEDICALIZAçãO E FARMACOLOGIZAçãO/FARMACEUTICALIZAçãO NAS SOCIEDADES CONTEMPORâNEAS.

- REFLETIR SOBRE INTERFACES E IMPACTOS DAS POLíTICAS DE DROGAS NO CAMPO DA EDUCAçãO.

- REFLETIR SOBRE POLíTICAS EDUCACIONAIS PARAS AS DROGAS, BRASILEIRAS OU NãO, ABSTENCIONISTAS E DE REDUçãO DE DANOS E RISCOS.

- PERSCRUTAR PROGRAMAS E MATERIAIS DIDáTICOS E PARADIDáTICOS SOBRE DROGAS.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08278 Top Esp VI- Prevenção de Drogas nas Escolas.
 
BIBLIOGRAFIA:

ACSELRAD, G. DROGAS, A EDUCAçãO PARA A AUTONOMIA COMO GARANTIA DE DIREITOS. REVISTA DA EMERJ, RIO DE JANEIRO, V.16, N.63 (EDIçãO ESPECIAL), P.96 - 104, OUT. - DEZ., 2013. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.EMERJ.TJRJ.JUS.BR/REVISTAEMERJ_ONLINE/EDICOES/REVISTA63/REVISTA63_96.PDF.

ACSELRAD, G. QUEM TEM MEDO DE FALAR SOBRE DROGAS? SABER MAIS PARA SE PROTEGER. RIO DE JANEIRO: FGV, 2015.

ALARCON, S. et JORGE, M.A.S. áLCOOL E OUTRAS DROGAS - DIáLOGOS SOBRE UM MAL-ESTAR CONTEMPORâNEO. RIO DE JANEIRO: ED. FIOCRUZ, 2012.

AZIZE, R. L. ANTROPOLOGIA E MEDICAMENTOS: UMA APROXIMAçãO NECESSáRIA. R@U: REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , V. 4, P. 134-139, 2012.

CADERNOS SBPC. A ERVA DA DISCóRDIA. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.SBPCNET.ORG.BR/LIVRO/58RA/PDF/5%20MEDICINA%20et%20SA%FADE.PDF.

CARVALHO, J. REGULAMENTAçãO E CRIMINALIZAçãO DAS DROGAS NO BRASIL: A COMISSãO NACIONAL DE FISCALIZAçãO DE ENTORPECENTES - 1936-1946. RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2013.

CARNEIRO, HENRIQUE S. BEBIDAS ALCOóLICAS E OUTRAS DROGAS NA éPOCA MODERNA. ECONOMIA E EMBRIAGUEZ DO SéCULO XVI AO XVIII. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.NEIP.INFO/DOWNLOADS/T_HENRIQUE_HISTORIA.PDF.

_____________. PEQUENA ENCICLOPéDIA DA HISTóRIA DAS DROGAS E BEBIDAS. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2005.

_____________. COMIDA E SOCIEDADE: UMA HISTóRIA DA ALIMENTAçãO. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 2003.

_____________. BEBIDAS ALCOóLICAS E OUTRAS DROGAS NA éPOCA MODERNA. ECONOMIA E EMBRIAGUEZ DO SéCULO XVI AO XVIII. IN: PREVENçãO AO USO INDEVIDO DE DROGAS. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAçãO/SUPERINTENDêNCIA DA EDUCAçãO. DIRETORIA DE POLíTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS. COORDENAçãO DE DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORâNEOS. - CURITIBA: SEED - PR., 2008. - 152 P. - (CADERNOS TEMáTICOS DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORâNEOS, 3). DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.NEVUSP.ORG/DOWNLOADS/DOWN156.PDF.

_____________. A FABRICAçãO DO VíCIO. 2002. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.NEIP.INFO/DOWNLOADS/T_HEN1.PDF.

COLLARES, C. L. et MOYSéS, M. A. A. A TRANSFORMAçãO DO ESPAçO PEDAGóGICO EM ESPAçO CLíNICO (A PATOLOGIZAçãO DA EDUCAçãO). SéRIE IDEIAS (23), SãO PAULO, FDE, 1994, P. 25-31.

COLLARES, C. A. L.; MOYSéS, M. A. A.; RIBEIRO, M. C. F. NOVAS CAPTURAS, ANTIGOS DIAGNóSTICOS NA ERA DOS TRANSTORNOS. CAMPINAS, SP: MERCADO DAS LETRAS, 2013.

COLETIVO DAR. DICHAVANDO O PODER: DROGAS E AUTONOMIA. SãO PAULO: AUTONOMIA LITARáRIA, 2016.

ESCOHOTADO, A. HISTORIA DE LAS DROGAS. VOL. 2. ED. MADRID: ALIANZA, 1989.

DELMANTO, JúLIO. CAMARADAS CARETAS - DROGAS E ESQUERDA NO BRASIL. SãO PAULO: ALAMEDA, 2015.

FIORE, M. M. O LUGAR DO ESTADO NA QUESTãO DAS DROGAS: O PARADIGMA PROIBICIONISTAS E AS ALTERNATIVAS. IN: SCHECAIRA, SS. DROGAS - UMA NOVA PERSPECTIVA. SãO PAULO: IBCCRIM, 2014.

FOUCAULT, M. MICROFíSICA DO PODER. 5ª ED. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1985.

_________. O NASCIMENTO DA CLíNICA. 6ª ED. RIO DE JANEIRO: FORENSE UNIVERSITáRIA, 2006.

_________. A ORDEM DO DISCURSO. 20ª ED. SãO PAULO: LOYOLA, 2010.

_________. OS ANORMAIS. SãO PAULO: MARTINS FONTES, 2001.

_________. O PODER PSIQUIáTRICO. SãO PAULO: MARTINS FONTES, 2006.

_________.

GARCIA, M. O USO PROBLEMáTICO E CRACK E A CLASSE MéDIA. IN: SOUZA, J (ORG.). CRACK E EXCLUSãO SOCIAL. BRASíLIA: MINISTéRIO DA JUSTIçA E CIDADANIA, SECRETARIA NACIONAL DE POLíTICA SOBRE DROGAS, 2016.

GUIMARãES, MARIA REGINA COTRIM. CIVILIZANDO AS ARTES DE CURAR: CHERNOVIZ E OS MANUAIS DE MEDICINA POPULAR NO IMPéRIO. DISSERTAçãO. (PROGRAMA DE PóS-GRADUAçãO EM HISTóRIA DAS CIêNCIAS DA SAúDE / FUNDAçãO OSWALDO CRUZ), 2003.

HORA, D.M. ESCOLA NOVA E MODERNIZAçãO DA NAçãO: 1930-1945. IN: LOMBARDI, J.C; SAVIANI, D; NASCIMENTO, M.I.M. (ORG.). NAVEGANDO PELA HISTóRIA DA EDUCAçãO BRASILEIRA. CAMPINAS, SP: GRAF. FE: HISTEDBR, 2006, P.01-26.

HORA, D. M.. A ESCOLA-LABORATóRIO DO PROJETO ESCOLANOVISTA E A MEDICALIZAçãO NA FORMAçãO DE PROFESSORES. IN: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTóRIA DA EDUCAçãO, 2011, VITóRIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTóRIA DA EDUCAçãO. VITóRIA, 2011. V. 1. P. 1-15.

JESUS, PAULA RENATA CAMARGO DE. A PRESENçA DO MEDICAMENTO éTICO NA MíDIA DE MASSA. PROPAGANDA OU INFORMAçãO? DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.COMTEXTO.COM.BR/CONVICOMARTIGOPROPPAULARENATA.HTM.

KARAM, MARIA LUCIA. A LEI 11.343/06 E OS REPETIDOS DANOS DO PROIBICIONISMO. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.PSICOTROPICUS.ORG/HOME.

KEDOUK, M. TARJA PRETA. SãO PAULO: ABRIL, 2016.

___________. PRATO SUJO. SãO PAULO: ABRIL, 2013.

LABATE, BEATRIZ CAIUBY; CARNEIRO, H. S.; GOULART, SANDRA (ORGS.) O USO RITUAL DAS PLANTAS DE PODER. CAMPINAS, MERCADO DE LETRAS/FAPESP, 2005.

_______ . ET AL. (ORG.). DROGAS E CULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS. SALVADOR: UDUFBA, 2008.

MCMILLEN, S. ´RATOLâNDIA´. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.STUARTMCMILLEN.COM/COMICS_PT/RATOLANDIA/.

PATTO, MARIA HELENA SOUZA. A PRODUçãO DO FRACASSO ESCOLAR: HISTóRIAS DE SUBMISSãO E REBELDIA. SãO PAULO: CASA DO PSICóLOGO, 1999.

RIBEIRO, MARIA IZABEL SOUZA. A MEDICALIZAçãO DA EDUCAçãO NA CONTRAMãO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAçãO BáSICA. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAçãO, CULTURA E SOCIEDADE, [S.L.], V. 3, N. 1, JUN. 2014. ISSN 2317-1219. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.PORTALSEER.UFBA.BR/INDEX.PHP/ENTREIDEIAS/ARTICLE/VIEW/7047/8368.

RIBEIRO, TIAGO MAGALHãES. GOVERNO ETICO-POLíTICO DE USUáRIOS DE MACONHA. CURITIBA: ED. PRISMA, 2016.

_______________. DO ´VOCê NãO PODE´ AO ´VOCê NãO QUER´ - UMA HISTóRIA DE PREVENçãO àS DROGAS NA EDUCAçãO. CURITIBA: PRISMAS, 2013.

SAVIANI. DERMEVAL. A PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTóRIA E TEORIA. 2 ED. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.

SEGATTO, C.; MARTINS, I. ET ALL. RIVOTRIL: POR QUE O MEDICAMENTO é O SEGUNDO MAIS VENDIDO NO PAíS? IN: REVISTA éPOCA, 19/02/2009. DISPONíVEL EM: HTTP://REVISTAEPOCA.GLOBO.COM/REVISTA/EPOCA/0,,EMI27270-15257,00-RIVOTRIL+POR+QUE+O+MEDICAMENTO+E+O+SEGUNDO+MAIS+VENDIDO+NO+PAIS.HTML.

SHECAIRA, SS. (ORG.). DROGAS - UMA NOVA PERSPECTIVA. SãO PAULO: IBCCRIM, 2014.

SILVA, MARIA DE LOURDES. DROGAS: DA MEDICINA à REPRESSãO POLICIAL - A CIDADE DO RIO DE JANEIRO ENTRE 1921 E 1945. RIO DE JANEIRO: OUTRAS LETRAS, 2015.

SILVA, ML; BRANDãO, B.; RIBEIRO, TM. DOSSIê DROGAS, MEDICALIZAçãO E EDUCAçãO. REVISTA TEIAS, V. 17, N. 45 (2016). DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.E-PUBLICACOES.UERJ.BR/INDEX.PHP/REVISTATEIAS/ISSUE/CURRENT.

SODELLI, MARCELO. USO DE DROGAS E PREVENçãO: DA DESCONSTRUçãO DA POSTURA PROIBICIONISTA àS AçõES REDUTORAS DE VULNERABILIDADE. SãO PAULO: IGLU, 2013.

VAINFAS, RONALDO. MICRO-HISTóRIA - OS PROTAGONISTAS ANôNIMOS DA HISTóRIA. RIO DE JANEIRO: CAMPOS, 2002.

VEIGA, CYNTHIA GREIVE, FONSECA, THAIS N. DE LIMA. (ORG.) HISTóRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAçãO NO BRASIL. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA, 2008.

VENâNCIO, RENATO; CARNEIRO, HENRIQUE. áLCOOL E DROGAS NA HISTóRIA DO BRASIL. SãO PAULO: ALAMEDA; BELO HORIZONTE: PUCMINAS, 2005.

VERíSSIMO, MARCOS A. MACONHEIROS, FUMONS E GROWERS. RIO DE JANEIRO: AUTOGRAFIA, 2017.

SAZS, THOMAS. NUESTRO DERECHO A LAS DROGAS. BARCELONA: ED. ANAGRAMA, 2001.

ZUCOLOTO, PATRíCIA CARLA SILVA DO VALE. O MéDICO HIGIENISTA NA ESCOLA: AS ORIGENS HISTóRICAS DA MEDICALIZAçãO DO FRACASSO ESCOLAR. REVISTA BRASILEIRA CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO HUMANO. N.17(1): 136-145, 2007.



INSTITUIçõES E SOCIEDADES:



PLATAFORMA BRASILEIRA DE POLíTICAS DE DROGAS - HTTP://PBPD.ORG.BR/WORDPRESS/.

NúCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE PSICOATIVOS - NEIP - HTTP://NEIP.INFO/.

OBSERVATóRIO BRASILEIRO DE INFORMAçõES SOBRE DROGAS - HTTP://OBID.SENAD.GOV.BR/OBID.

PORTAL DE INFORMAçãO A DISTâNCIA: SUJEITOS, CONTEXTOS E DROGAS - HTTP://WWW.ABERTA.SENAD.GOV.BR/.

CAMINHOS DO CUIDADO/SUS - HTTP://WWW.CAMINHOSDOCUIDADO.ORG/NUCLEO-PEDAGOGICO/MATERIAL-DIDATICO/.

ASSOCIAçãO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS/ABRAMD - CIêNCIA E DIVERSIDADE - HTTP://ABRAMD.ORG/.

ESCRITóRIO DAS NAçõES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIME - HTTP://WWW.UNODC.ORG/.

CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAçõES SOBRE DROGAS E PSICOTRóPICOS - HTTP://WWW.CEBRID.COM.BR/.

LEAP-BRASIL. HTTP://WWW.LEAPBRASIL.COM.BR/QUEM-SOMOS/A-LEAP-BRASIL.