UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Questões de Gênero e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15814
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Teorias, métodos, formação e transformações do campo de estudos de gênero; Abordagens antropológica e sociológica do conceito de gênero; identidades sociais; a intersecção entre os marcadores sociais da diferença, tais como classe, raça, etnia, geração e educação.

OBJETIVO(S):

Apresentar o conceito de gênero, relações de gênero, feminismo no singular e plural. Refletir sobre as relações de poder, dominação e superação das desigualdades sociais e educacionais na sociedade brasileira contemporânea.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08155 Top Esp II- Feminismo, Gênero e Políticas Sociais e Educacionais
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.



CORRêA, Mariza. Do feminismo aos estudos de gênero no Brasil: um exemplo pessoal. Cadernos Pagu (16) 2001, pp. 13-29.



De BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. A experiência vivida (vol. 2). 2ª ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982.



MEAD, Margareth. Sexo e temperamento em três sociedades primitivas. São Paulo: Perspectiva, 1979.



RIBEIRO, Ana Paula Alves. Questões étnicas e de gênero(vol. único)/Ana Paula Alves Ribeiro; Maria Alice Rezende Gonçalves. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. 300p.



SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, 16(2):5-22, jul/dez. 1990, pp. 05-19.