UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Corpo, Gênero e Sexualidade
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15809
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Produção cultural e (bio)políticas da sexualidade, performatividades de gênero e racismo nos/com os cotidianos. Articulação de interseccionalidades entre marcadores sociais de identidade e diferença na produção de normas de gênero, sexualidade e no racismo. Estudo de políticas de identidade e os desafios epistemológicos no enfrentamento às violações de direitos, violências e desigualdades sociais produzidas em práticas e discursos normativos. Compromissos contemporâneos nas práticas-redes educativas, no plano da diversidade cultural de corpo, gênero e sexualidade e os seus efeitos nas políticas públicas em Educação em interface com a Saúde e os Direitos Humanos. Cartografia dos estudos (trans)feministas e queer e epistemologias interseccionais.

OBJETIVO(S):

Problematizar corpo, gênero e sexualidade nos processos de subjetivação contemporâneos: a construção sociocultural do corpo, a categoria de gênero e o dispositivo da sexualidade. Analisar os modos de produção cultural e as articulações (bio)políticas nas experimentações da sexualidade, performatividades de gênero e (re)invenções do corpo nos/com os cotidianos. Discutir os compromissos práticas-políticas em Educação, articulando-os à produção de marcadores sociais de identidade e diferença e de pedagogias culturais. (Re)visitar as epistemologias contemporâneas na produção do conhecimento sobre corpo, gênero e sexualidade na Educação. Mapear e analisar demandas sociais relacionadas à equidade de gênero, direitos sexuais e reprodutivos nas Políticas Públicas em Educação e desde suas(des)articulações com os Direitos Humanos. Discutir a noção de democracia sexual, racial e de gênero em perspectiva interseccional nos/com os cotidianos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-11364 Estudos da Corporeidade na Escola e na Sociedade
 
BIBLIOGRAFIA:

BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.



BORILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. .

BUTLER, Judith. Desdiagnosticando o gênero. Revista Physis, 2009, vol.19, no.1, p.95-126.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas. Bagoas: Estudos Gays, Gêneros e Sexualidades., v. 1,2007, p. 1-22.



LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.



LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2011, 14ª ed.



LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre.Corpo, Gênero e Sexualidade. Um debate contemporâneo na Educação. Petrópolis: Vozes, 2011, 8ª ed.



MACHADO, Paula Sandrine. O sexo dos anjos: um olhar sobre a anatomia e a produção do sexo (como se fosse) natural. Cad. Pagu, Jun 2005, no.24, p.249-281.



MEYER, DagmarElizabeth Estermann. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In MEYER, D. E. E. etPARAíSO, M. A. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, pp. 49-64.



POCAHY, Fernando Altair. Interseccionalidade e educação: cartografias de uma prática-conceito feminista. Revista Textura, Canoas, n.23 p.18-30 jan./jun. 2011.



SCOTT, Joan. Gênero. Uma categoria de análise histórica. Revista Educação e Realidade, (20)2, jul/dez, 1995, p. 71-99.



SANTANNA, Denise. As infinitas descobertas do corpo. Revista Cadernos Pagu,(14) 2000, p.235-249.



SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: 2011, 3ª ed.