UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Leitura e Literatura nos Anos Iniciais para Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15800
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

As diferentes abordagens na compreensão da leitura: cognitivista, histórico-cultural, histórico-crítica; leitura do mundo e leitura da palavra; contribuições de Paulo Freire e de estudos derivados da história da leitura; relações entre literatura e sociedade: literatura geral e literatura infantil: interseções; leitura e políticas públicas de formação do leitor: o programa nacional bibliotecas na escola (PNBE) e instrumentos relativos à avaliação de obras literárias; leitura na escola e leitura na vida social.

OBJETIVO(S):

1- Identificar diferentes abordagens relacionadas ao conceito de leitura.

2- Refletir sobre as relações entre leitura da palavra e a leitura da realidade social assim como as derivações das práticas de leitura na transformação da realidade.

3- Compreender a literatura como manifestação estética capaz de estabelecer transfigurações e deslocamentos da criança, do jovem e do adulto em relação à realidade.

4- Examinar políticas públicas de formação do leitor assim como práticas de leitura na escola e na vida social.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08215 Top Esp III:Leitura e Literatura Inf-Juvenil Anos Iniciais Ensino Fundamental
 
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