UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Autorias e a Pesquisa em Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15790
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

NOVAS FORMAS DE PESQUISAR EM CIêNCIAS HUMANAS.ALTERNATIVAS DE PESQUISA. APLICATIVOS MOBILE DE REGISTRO. TRABALHO DE CAMPO PRODUçãO DE MíDIAS. NETNOGRAFIA. TABULAçãO DE DADOS VIA COMPUTADOR. QUESTIONáRIOS E FORMULáRIOS ONLINE. DIáRIOS ONLINE. DIVULGAçãO CIENTíFICA NO CIBERESPAçO. HISTóRIA DO MATERIAL DIDáTICO. DRAMATURGIAS DOCENTES/DISCENTES. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. TRABALHO DOCENTE E MEIOS DE PRODUçãO. O CORPO-TECNOLOGIA DO PROFESSOR. PRáTICAS DE ARTíFICE EM SALA DE AULA. éTICA E ESTéTICA DA PRODUçãO DE MATERIAIS.

OBJETIVO(S):

- EXPLORAR PROCEDIMENTOS METODOLóGICOS NA PESQUISA EM EDUCAçãO A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E/OU ANALóGICAS;

- EXPERIMENTAR FORMAS TECNOLóGICAS DE REGISTRO NO CAMPO;

- PRATICAR AS POSSIBILIDADES DA NETNOGRAFIA;

- PLANEJAR A PESQUISA A PARTIR DE REGISTROS EM VíDEO, áUDIO, FOTOGRAFIA E DEMAIS PROCEDIMENTOS MAQUíNICOS;

- CONHECER APLICATIVOS DE NOTAS PARA TECNOLOGIAS MóVEIS.

- CRIAR DIáRIOS DE CAMPO ONLINE.

- COMPREENDER A PRODUçãO DO MATERIAL DIDáTICO COMO EXERCíCIO DE AUTORIAS DOCENTES/DISCENTES;

- PENSAR A PRODUçãO DA AULA COMO PRODUçãO MATERIAL E TECNOLóGICA DO TRABALHO DOCENTE;

- INSERIR A PERSPECTIVA DO ARTíFICE NA FORMAçãO DE PROFESSORES;

- REFLETIR SOBRE O CORPO-TECNOLOGIA E A PRODUçãO DE NARRATIVAS EM SALA DE AULA;

- DISCUTIR AS DRAMATURGIAS DOCENTES/DISCENTES COMO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;

- PRATICAR A PRODUçãO DE RECURSOS E MATERIAIS EDUCATIVOS.

- ABORDAR A QUESTãO DO PLáGIO E DO DIREITO AUTORAL.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08204 Top Esp II- Metodologias na Produção de Meios e de Recursos Educativos
 
BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, GIORGIO. O QUE é UM DISPOSITIVO? TRADUçãO: NILCEIAVALDATI. IN: OUTRA TRAVESSIA: REVISTA DA PóS-GRADUAçãO EM LITERATURA. V.5. FLORIANóPOLIS: UFSC, 2005, P.9-16.



DERRIDA, JACQUES. LIMITED INC. CAMPINAS: PAPIRUS, 1991.



ESCóSSIA, LILIANA DA. A INVENçãO TéCNICA: TRANSINDIVIDUALIDADE E AGENCIAMENTO COLETIVO. IN: INFORMáTICA NA EDUCAçãO: TEORIA et PRáTICA. PORTO ALEGRE, V. 13, Nº 2, JUL/DEZ. 2010, PP. 16-25.



FERRAçO, CARLOS EDUARDO. EU, CAçADOR DE MIM. IN: GARCIA, REGINA LEITE (ORG). MéTODO: PESQUISA COM O COTIDIANO. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2003.



FILATRO, ANDREA; CAIRO, SABRINA. PRODUçãO DE CONTEúDOS EDUCACIONAIS: DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIA, GESTãO, EDUCAçãO, COMUNICAçãO. SãO PAULO: SARAIVA, 2015.



FLUSSER, VILéM. A FILOSOFIA DA CAIXA PRETA: ENSAIOS PARA UMA FUTURA FILOSOFIA DA FOTOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: RELUMEDUMARá, 2002.



FRIGOTTO, GAUDêNCIO (ORG.). ESCOLA ´SEM´ PARTIDO: ESFINGE QUE AMEAçA A EDUCAçãO E A SOCIEDADE BRASILEIRA. RIO DE JANEIRO: UERJ,LPP, 2017.



GIVIGI, ANA CRISTINA; DORNELLES, PRISCILA (ORGS.). BABADO ACADêMICO NO RECôNCAVO BAIANO: UNIVERSIDADE, GêNERO E SEXUALIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2017.



GREN, BILL; BEGUM, CHRIS ALIENíGENAS EM SALA DE AULA. IN: SILVA, TOMAZ TADEU (ORG). ALIENíGENAS NA SALA DE AULA. UMA INTRODUçãO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAçãO, 6A.ED. PETRóPOLIS, RJ: VOZES, 1995, P. 208-243.



GUATTARI, FéLIX. ´DA PRODUçãO DE SUBJETIVIDADE´. IN: PARENTE, ANDRé. (ORG.). IMAGEM-MáQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.



HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SãO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.



KASTRUP, VIRGíNIA. POLíTICAS COGNITIVAS NA FORMAçãO DO PROFESSOR E O PROBLEMA DO DEVIR-MESTRE. IN: EDUCAçãO E SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 26, Nº 93, P. 1273-1288, SET./DEZ., 2005.



KOZINETS, ROBERT. V. NETNOGRAFIA: REALIZANDO PESQUISA ETNOGRáFICA ONLINE. PORTO ALEGRE: PENSO, 2014.



LéVY, P. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGêNCIA: O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMáTICA. SãO PAULO: ED. 34, 1996.________. CIBERCULTURA. SãO PAULO : EDITORA 34, 1999.

LOURO, GUACIRA LOPES. FLOR DE AçAFRãO: TAKES, CUTS, CLOSE-UPS. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA EDITORA, 2017.



MARTIN-BARBERO, JESúS. DOS MEIOS àS MEDIAçõES. COMUNICAçãO, CULTURA E HEGEMONIA. RIO DE JANEIRO: EDITORA UFRJ, 2001.



MARTIN-BARBERO, JESúS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN FILé, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAçõES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: D, P et A, 2000. P. 83 - 112.



MARTINS, BIANCA MARIA RêGO. O PROFESSOR-DESIGNER DE EXPERIêNCIAS DE APRENDIZAGEM: TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA PARA A INSERçãO DO DESIGN NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2016. 175F. TESE (DOUTORADO EM DESIGN). DEPARTAMENTO DE ARTES et DESIGN, PONTIFíCIA UNIVERSIDADE CATóLICA DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, 2016.



MATTAR, JOãO. GAMES EM EDUCAçãO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SãO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.



OKADA, A.I. E SANTOS, E. A COMUNICAçãO EDUCATIVA NO CIBERESPAçO UTILIZANDO INTERFACES GRATUITAS. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.PROJETO.ORG.BR/ALEXANDRA/PDF/12_INTERCOM2003_OKADAetSANTOS.PDF ACESSADO EM 30 DE AGOSTO 2006.



OLIVEIRA, INêS BARBOSA DE. O CURRíCULO COMO CRIAçãO COTIDIANA. PETRóPOLIS, RJ: DP ETALLI, 2012.



________. ´ISTO NãO é UM ARTIGO CIENTíFICO: A HEGEMONIA CONTESTADA E OS NOVOS MODOS DE PESQUISAR´. IN: _______; GARCIA, ALEXANDRA (ORGS.). AVENTURAS DE CONHECIMENTO: UTOPIAS VIVENCIADAS NAS PESQUISAS EM EDUCAçãO. PETRóPOLIS, RJ: DE PETRUS; RIO DE JANEIRO, RJ: FAPERJ, 2014, P. 53-80.



SANDHOLTZ, J; RLNGSTAFF, C. E DWVER, D. ENSINANDO COM TECNOLOGIA - CRIANDO SALAS DE AULA

CENTRADAS NOS ALUNOS. PORTO ALEGRE: ED. ARTES MéDICAS, 1997.



SANTOS, E. EDUCAçãO ON-LINE COMO CAMPO DE PESQUISA-FORMAçãO: POTENCIALIDADES DAS INTERFACES DIGITAIS. IN: SANTOS, EDMéA. ALVES, LYNN (ORGS). PRáTICAS PEDAGóGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: E-PAPERS, 2006. (PGS 123-141).



SENNETT, R. O ARTíFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.



SERPA, ANDRéA. CONVERSAS: CAMINHO DE PESQUISA COM O COTIDIANO. IN: A PáGINA DA EDUCAçãO, EDIçãO Nº. 189, SéRIE II, VERãO 2010. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.APAGINA.PT/?ABA=7etCAT=537etDOC=14672etMID=2. ACESSO EM: 12/11/17.



SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2000.



SILVA, MARCO. EDUCAR EM NOSSO TEMPO: DESAFIOS DA TEORIA SOCIAL PóS-MODERNA. IN: MAFRA, LEILA DE ALVARENGA; TURA, MARIA DE LOURDES RANGEL (ORGS.). SOCIOLOGIA PARA EDUCADORES 2: O DEBATE SOCIOLóGICO DA EDUCAçãO NO SéCULO XX E AS PERSPECTIVAS ATUAIS. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2005,P. 167-192.



SOARES, CONCEIçãO; NOLASCO-SILVA, LEONARDO. DIFERENçA, IDENTIDADE E FICçãO: TECER CURRíCULOS EM REDES, NARRAR OS COTIDIANOS E INVENTAR O PRESENTE. IN: CURRíCULO SEM FRONTEIRAS, V. 15, N. 3, SET./DEZ. 2015, P. 588-598.



SOARES, CONCEIçãO; SANTOS, EDMéA. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS PROCESSOS PEDAGóGICOS: USOS E IMPLICAçõES PARA OS CURRíCULOS. IN: ALVES, NILDA. LIBâNEO, JOSé CARLOS. TEMAS DE PEDAGOGIA: DIáLOGOS ENTRE DIDáTICA E CURRíCULO. SãO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2012. (P. 308-330)