UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Ação Educativa no Cotidiano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP01-15789
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Concepções de aprendizagem. A aprendizagem dos diferentes tipos de conteúdo: conceitual, atitudinal e procedimental. Saberes discentes das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. áreas de conhecimentos e suas disciplinas afins: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Discussão dos enfoques teórico-metodológicos que privilegiam as interações grupais: rodas de conversa, de leitores e leitoras, de notícias, de ciências, de discussão de temas. O professor como pesquisador - as práticas formativas. O aluno como pesquisador - as atividades de campo. A criação do ´diário de bordo´ como registro, documento, memória, história e reflexão sobre a prática docente. A relação professor-aluno. A constituição do coletivo e os processos inclusivos. A dinâmica na sala de aula: uso do tempo e do espaço. A organização social da classe: o papel dos agrupamentos. Sequências didáticas e demais variáveis metodológicas. Prática Interdisciplinar: projetos didáticos.

Rodas de conversa e de leitura. Os sujeitos leitores e pesquisadores: constituição de uma comunidade leitora e pesquisadora. Interação e autonomia. Problematização do Conhecimento: intervenções do professor.


OBJETIVO(S):

Discutir a sala de aula como espaço privilegiado de interação e autonomia; Analisar diferentes relações estabelecidas entre os sujeitos do conhecimento; Refletir sobre os aspectos fundamentais de uma prática interdisciplinar; Analisar a intervenção pedagógica como papel do professor;

Comparar diferentes concepções de aprendizagem e suas repercussões na ação educativa na sala de aula.



BIBLIOGRAFIA:

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FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo. Paz e Terra. 2014.

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OLIVEIRA, Luis Fernandes; LINS, Mônica Regina F. e LIMA, Augusto Cesar G. e. (Org.). Diálogos interculturais, currículo e educação: experiências e pesquisas anti-racistas com crianças na educação básica. 1ed.Rio de janeiro: Quartet, 2009, v. v. 100.

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