UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Audiovisuais e Audiovisualidades - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15786
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

CINEMA. AUDIOVISUALIDADES. EDIçãO DE VíDEO. ROTEIRO. YOUTUBE. SUBJETIVIDADE. NARRATIVAS DE SI. IMAGINAçãO. REDES SOCIAIS ONLINE. TECNOLOGIAS MóVEIS. UBIQUIDADE. TELEVISãO E IMAGINáRIO NO BRASIL. TELEVISãO, PROPAGANDA E POLíTICA. TELEVISãO E TELE-EDUCAçãO. OS TELEJORNAIS E A SIMULAçãO DA OPINIãO PúBLICA. TELEVISãO EM TEMPOS DE INTERNET. STREAMING. SéRIES, MARATONAS E A AMEAçA NETFLIX. TELENOVELAS, IMAGINáRIO E AGENDA SOCIAL. SEGUNDA TELA, MEMES E VIRAIS. A TELEVISãO BRASILEIRA, AS JORNADAS DE JUNHO E O GOLPE DE 2016. A IMAGEM NA CONTEMPORANEIDADE. O SOM NA CONTEMPORANEIDADE. ESTéTICA VISUAL E AUDITIVA NOS FILMES QUE TRABALHEM COM ESPAçOS-TEMPOS EDUCATIVOS.

OBJETIVO(S):

- PENSAR AS RELAçõES ENTRE CINEMA, EDUCAçãO E PROCESSOS DE SUBJETIVAçãO;

- REFLETIR SOBRE AS NOVAS FORMAS DE PRODUçãO DAS AUDIOVISUALIDADES E SEUS EFEITOS NA EDUCAçãO;

- PRATICAR AS AUDIOVISUALIDADES NA FORMAçãO DE PROFESSORES.

- PENSAR A PROGRAMAçãO DE TV COMO REDE COTIDIANA DE CONHECIMENTOS DE SIGNIFICAçõES;

- REFLETIR SOBRE OS USOS DA TELEVISãO EM PRáTICAS FORMATIVAS;

- PROBLEMATIZAR A FORMAçãO DA OPINIãO PúBLICA A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS TELEJORNAIS;

- ANALISAR AS ESPECIFICIDADES DO IMAGINáRIO SOCIAL BRASILEIRO POR MEIO DAS TELENOVELAS;

- ESTUDAR OS FENôMENOS DA SEGUNDA TELA, DA INTERATIVIDADE E A PRODUçãO DE NARRATIVAS DERIVADAS DA TV.

- DISCUTIR O PAPEL DA IMAGEM NOS ESPAçOS-TEMPOS EDUCATIVOS

- DESENVOLVER A ESTéTICA VISUAL E AUDITIVA A PARTIR DO USO DE FILMES DE DIVERSOS TIPOS.

- CRIAR SITUAçõES DE USO DE FILMES NOS DIVERSOS ESPAçOS-TEMPOS EDUCATIVOS




BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, MILTON JOSé DE. CINEMA - ARTE DA MEMóRIA. CAMPINAS: ED. ASSOCIADOS, 1999.

ALVES, NILDA E SGARBI, PAULO (ORGS). ESPAçOS E IMAGENS NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2001.



AMORIM, PAULO HENRIQUE. O QUARTO PODER. UMA OUTRA HISTóRIA. SãO PAULO: HEDRA, 2015.



AMORIM, PAULO HENRIQUE; PASSOS, MARIA HELENA. PLIM-PLIM - A PELEJA DE BRIZOLA CONTRA A FRAUDE ELEITORAL. SãO PAULO:CONRAD, 2005.



ARAúJO, JOEL ZITO. A NEGAçãO DO BRASIL - O NEGRO NA TELENOVELA BRASILEIRA. SãO PAULO:SENAC, 2004



BLAKE, JAMES. TELEVISION AND THE SECOND SCREEN: INTERACTIVE TV IN THE AGE OF SOCIAL PARTICIPATION. LONDON AND NEW YORK: ROUTLEDGE TAYLOR et FRANCIS GROUP, 2017.



BOURDIEU, PIERRE. SOBRE A TELEVISãO. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 1997.



CAETANO, MARCIO. PERFORMATIVIDADES REGULADAS: HETERONORMATIVIDADE, NARRATIVAS BIOGRáFICAS E EDUCAçãO. CURITIBA, APPRIS, 2016.



COZARINSKY, EDGARDO. BORGES EM/E/SOBRE CINEMA. S. PAULO: ILUMINURAS, 2000.



D´ANCONA, MATTHEW. PóS-VERDADE - A NOVA GUERRA CONTRA OS FATOS EM TEMPOS DE FAKE NEWS. SãO PAULO:FARO EDITORIAL, 2018.



DERRIDA, JACQUES. LIMITED INC. CAMPINAS: PAPIRUS, 1991.



FILé, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAçõES E FLUXOS. RIO DE JANEIRO: D, P et A, 2000.

GOMES, PEDRA GILBERTO E COGO, DENISE MARIA (ORGS). O ADOLESCENTE E A TELEVISãO. PORTO ALEGRE: IEL/ED. DA UNISINOS, 1998.



FILHO, CIRO MARCONDES. TELEVISãO: A VIDA PELO VíDEO. SãO PAULO: MODERNA, 1990.



________. TELEVISãO. SãO PAULO: SCIPIONE, 1994.



FISCHER, ROSA BUENO. TELEVISãO et EDUCAçãO - FRUIR E PENSAR A TV. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA, 2001



FLUSSER, VILéM. A FILOSOFIA DA CAIXA PRETA: ENSAIOS PARA UMA FUTURA FILOSOFIA DA FOTOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: RELUMEDUMARá, 2002.



FOUCAULT, MICHEL. VIGIAR E PUNIR. PETRóPOLIS: VOZES, 1984.



GIDDENS, ANTHONY. MODERNIDADE E IDENTIDADE. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2002.



GIVIGI, ANA CRISTINA; DORNELLES, PRISCILA (ORGS.). BABADO ACADêMICO NO RECôNCAVO BAIANO: UNIVERSIDADE, GêNERO E SEXUALIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2017.



GRUPO TRANSCRITAS COLETIVAS. NóS TRANS: ESCREVIVêNCIAS DE RESISTêNCIA. BELO HORIZONTE: LITERA TRANS, 2017.



GUATTARI, FéLIX. ´DA PRODUçãO DE SUBJETIVIDADE´. IN: PARENTE, ANDRé. (ORG.). IMAGEM-MáQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.



GUIMARãES, GLáUCIA. TV E ESCOLA. DISCURSOS EM CONFRONTO. SãO PAULO: CORTEZ, 2000.



JENNER, MAREIKE. NETFLIX AND THE REINVENTION OF TELEVISION. LONDON:PALGRAVE MACMILLAN, 2018.



KILPP, SUZANA. DISPERSãO-CONVERGêNCIA: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA DE AUDIOVISUALIDADES. IN: MONTAñO, SONIA; FISCHER, GUSTAVO: KILPP, SUZANA. IMPACTO DAS NOVAS MíDIAS NO ESTATUTO DA IMAGEM. PORTO ALEGRE: SULINA, 2012. P. 223 - 238.



KOURY, MAURO GUILHERME PINHEIRO (ORG). IMAGEM E MEMóRIA - ENSAIOS EM ANTROPOLOGIA

VISUAL. RIO DE JANEIRO: GARAMOND, 2001.



LOPES, MARIA IMMACOLATA VASSALO DE. VIVENDO COM A TELENOVELA: MEDIAçõES, RECEPçãO E TELEFICCIONALIDADE. SãO PAULO: SUMMUS, 2002.



LOURO, GUACIRA LOPES. FLOR DE AçAFRãO: TAKES, CUTS, CLOSE-UPS. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA EDITORA, 2017.



MACHADO FILHO, FRANCISCO. SEGUNDA TELA: TENDêNCIAS, OPORTUNIDADES E MODELO DE NEGóCIO CONCOMITANTE à TV DIGITAL ABERTA NO BRASIL. IN: INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAçãO, XXXVI INTERCOM, 2013, MANAUS. ANAIS... MANAUS: UFAM, 2013.



MARQUIONI, CARLOS EDUARDO; OLIVEIRA, CAROLINE CAVALCANTI. SOBRE NOVAS FORMAS DE MANIPULAçãO DO TEMPO NA TELEVISãO (OU REDEFININDO A NOçãO DE TV ´AO VIVO´ VIA REDES SOCIAIS). REVISTA COMUNICAçãO E SOCIEDADE, V.38, N.2, P.209-229, MAIO/AGOSTO 2016.



______. PROGRAMAS JORNALíSTICOS NA TV ABERTA BRASILEIRA: ENTRE ATUALIZAçõES DA EXPERIêNCIA TELEVISUAL E A MANUTENçãO DE ANTIGOS CONTRATOS DE LEITURA. JUNDIAí: PACO EDITORIAL, 2016.



MARTIN-BARBERO, JESúS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN FILé, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAçõES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: D, P et A, 2000. P. 83 - 112.



OLIVEIRA, INêS BARBOSA DE. O CURRíCULO COMO CRIAçãO COTIDIANA. PETRóPOLIS, RJ: DP ETALLI, 2012.



OLIVEIRA, INêS BARBOSA DE E SGARBI, PAULO (ORGS). FORA DA ESCOLA TAMBéM SE APRENDE. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2002.



PEREIRA, SILVERO. BR TRANS. RIO DE JANEIRO: COBOGó, 2016.



PRADO, MAGALY. CIBERATIVISMO E NOTICIáRIO. DA MíDIA TORPEDISTA àS REDES SOCIAIS. RIO DE JANEIRO:ALTA BOOKS, 2015.



RICCO, FLáVIO. BIOGRAFIA DA TELEVISãO BRASILEIRA (2 VOLUMES). SãO PAULO: MATRIX, 2017.



SIBILIA, PAULA. O SHOW DO EU. A INTIMIDADE COMO ESPETáCULO (COLEçãO ARTE FíSSIL). RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2008.



SOUZA, JESSé. A RADIOGRAFIA DO GOLPE: ENTENDA COMO E POR QUE VOCê FOI ENGANADO. RIO DE JANEIRO:LEYA, 2016.



USP. REVISTA USP - ARTE E CONTEMPORANEIDADE. S. PAULO: USP, DEZ1998/FEV.1999, (40)



XAVIER, NILSON. ALMANAQUE DA TELENOVELA BRASILEIRA. SãO PAULO: PANDA BOOKS, 2007.



WULF, CHRISTOPH. HOMO PICTOR: IMAGINAçãO, RITUAL E APRENDIZADO MIMéTICO NO MUNDO GLOBALIZADO. SãO PAULO: HEDRA, 2013.