UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Abordagens Didáticas das Questões da Diferença na Educação Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15783
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

PRECONCEITO E DISCRIMINAçãO NA ESCOLA: IMPLICAçõES DE ORDEM DIDáTICA. DIFERENçA, IGUALDADE E DESIGUALDADE: DEBATES TEóRICOS E POLíTICOS. MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALIDADE E DIDáTICA: TENDêNCIAS E POLêMICAS.

OBJETIVO(S):

- IDENTIFICAR E DEBATER SOBRE AS MúLTIPLAS MANIFESTAçõES DA DIFERENçA NA EDUCAçãO ESCOLAR CONTEMPORâNEA.

- PROBLEMATIZAR AS DIFERENTES ABORDAGENS DAS QUESTõES DA DIFERENçA NA EDUCAçãO ESCOLAR.

- ARTICULAR DEMANDAS DA IGUALDADE E DIREITO à DIFERENçA, NO âMBITO DA EDUCAçãO ESCOLAR DA ATUALIDADE.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08135 Tópicos Especiais em Estudos Aplicados ao Ensino VI
EDU02-08199 Top Esp I- Projeto Político Pedagógico
EDU02-08269 Top Esp V- Pedagogia do Cotidiano
 
BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, VERA Mª (ORG.). DIDáTICA CRíTICA INTERCULTURAL. APROXIMAçõES. PETRóPOLIS: VOZES, 2012.

CANDAU, VERA Mª. SOCIEDADE, EDUCAçãO E CULTURA(S). QUESTõES E PROPOSTAS. PETRóPOLIS: VOZES, 2002.

HALL, STUART. A IDENTIDADE CULTURAL NA PóS-MODERNIDADE. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2003.

HALL, STUART. DA DIáSPORA. IDENTIDADES E MEDIAçõES CULTURAIS. BELO HORIZONTE, BRASíLIA: ED. UFMG, UNESCO, 2003.

LARAIA, ROQUE DE BARROS. CULTURA. UM CONCEITO ANTROPOLóGICO. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2007.